Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão:

Disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento dos servidores, o seu compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental.

Objetivos:

I. Promover, incentivar e abrigar a pesquisa e a divulgação de trabalhos sobre temas relevantes para a administração pública e a gestão das políticas governamentais;

II. Incentivar a produção de conhecimento voltado para a ampliação da capacidade de formulação e implementação de políticas, governança e gestão, em todas as esferas da administração pública;

III. Disseminar conceitos, metodologias e boas práticas no âmbito da esfera pública.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção (4 a 5 por número)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas de livros com temas pertinentes aos da Revista e, preferencialmente, relacionados aos assuntos abordados nos artigos de cada número da Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Temática: Governança do Setor Público

Para esse número da Revista do Serviço Público, serão acolhidos artigos dentro do campo de gestão pública e políticas públicas que contribuam teórica e empiricamente para a discussão sobre governança do setor público. Será dada especial atenção a artigos empíricos que possam fazer uma contribuição teórica e não apenas descritiva a este campo de estudo. Na discussão sobre Governança do Setor Público, acolheremos artigos dentro de temas correlatos, tais como: (i) – coordenação de políticas e serviços públicos; (ii) – análise comparativa de arranjos institucionais (governamentais ou entre Estado-sociedade civil) que contribuam para compreender os resultados de políticas públicas; (iii) – capacidades estatais para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, dentre outros. 

Contribuições até 31/10/2016

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Temática: Gestão e Poder Local

Para esse número a Revista do Serviço Público acolherá artigos que apresentem contribuições originais sobre Gestão Pública e Poder Local. Solicita-se contribuições que possam analisar a questão da gestão pública e do poder local com foco comparativo. Nesse campo de estudo, espera-se contribuições em temas tais como arranjos federativos e o papel do poder local na implementação de políticas públicas; descentralização administrativa e gestão de recursos públicos; poder político local, clientelismo e políticas públicas; e redes de políticas públicas.

Contribuições até 15/01/2017

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Temática: Inovação no Setor Público

São muitos os desafios do processo de inovação no setor público, tanto na ótica de serviços, quanto na ótica das políticas públicas. O objetivo dessa Seção Temática da Revista do Serviço Público será debater o processo de inovação em serviços e políticas públicas, com especial enfoque na compreensão dos indutores e barreiras à inovação; metodologias de inovação como design thinking e instrumentos de co-criação; análise e avaliação de processos e políticas inovadoras; e centralidade do cidadão como agente de serviços e políticas. Solicitam-se contribuições que tenham um enfoque comparativo, utilizando metodologias quantitativas ou qualitativas, ou multimétodos.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Introdução

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Especial: 30 anos de escolas de governo

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Especial: Repensando o Estado Brasileiro

Editores
  • Ricardo Gomes
  • Jose Oliveira
  • Flavio Pereira
  • Flavio Pereira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à Revista, passam por revisão de admissão (desk review) para análise prévia de adequação pela editoria da revista. Alguns aspectos avaliados nesse momento são: a adequação do tema do artigo ao foco da Revista, a qualidade do texto, o balanço teórico-empírico e a contribuição para o avanço da área temática. O prazo para retorno aos autores sobre o desk review é de 30 dias após o recebimento do artigo pela revista.

Artigos aprovados no desk review são encaminhados para avaliação de dois a três pareceristas, especialistas no tema do artigo, por sistema duplo cego (blind review). O prazo para retorno aos autores sobre o blind review é de 120 dias após o recebimento do artigo.  

 

Periodicidade

A Revista do Serviço Público é uma publicação trimestral editada pela Escola Nacional de Administração Pública.

Nota: vale ressaltar que a periodicidade da Revista variou ao longo dos anos, mas desde 1998, tem sido trimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Eixos temáticos

A Revista publica artigos sobre os seguintes temas: Estado e Sociedade, Políticas Públicas, e Gestão Pública.