Barreiras à implementação de políticas públicas de mobilidade urbana

um estudo na Grande Florianópolis

Autores

  • Milena Pales Quaresma de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil 0009-0003-6905-6045
  • Bernardo Meyer Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil 0000-0003-1915-8695
  • Nairon Nícolas da Silva Gomes Universidade Federal de Santa Catarina 0000-0003-0480-4391
  • Ana Cristina de Amorim Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil 0000-0002-5149-3736

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v76i3.11201

Palavras-chave:

Plamus, mobilidade urbana, barreiras de implementação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar de que forma as barreiras apresentadas no modelo de Wu, Ramesh e Howlett (2014) impactaram na implementação de Políticas Públicas sugeridas pelo PLAMUS na Grande Florianópolis. O referencial teórico utilizado baseia-se em mobilidade urbana, políticas públicas e barreiras de implementação. Essa pesquisa teve caráter qualitativo e descritivo, foram utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, além de dados secundários provenientes de documentos oficiais e relatórios. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram que as barreiras políticas, como o fraco apoio político e a oposição burocrática, foram as mais impactantes na não implementação de Políticas Públicas sugeridas pelo Plamus. Em seguida, as barreiras analíticas, relacionadas à ausência de concretização do plano e à falta de atualização legislativa, e por último as barreiras operacionais, como a limitação de recursos financeiros e a fragilidade da coordenação entre os municípios. Constatou-se que o PLAMUS, mesmo com um plano tecnicamente sólido, teve sua implementação prejudicada pela falta de alinhamento entre os atores políticos e pela ausência de estrutura de governança integrada. Como contribuição teórica, este estudo oferece percepções para gestores públicos sobre como superar as barreiras de implementação de políticas públicas complexas, como as de mobilidade urbana.

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Biografia do Autor

Milena Pales Quaresma de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Bernardo Meyer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Administração de Empresas pela DePaul University. Bacharel em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC).

Nairon Nícolas da Silva Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração e Mestre em Tecnologias da informação e comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal (IFSC). Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Intercultural da Amazonia (FIAMA).

Ana Cristina de Amorim, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal (IFES).

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Pales Quaresma de Oliveira, M., Meyer, B., Nícolas da Silva Gomes, N., & Cristina de Amorim, A. (2025). Barreiras à implementação de políticas públicas de mobilidade urbana: um estudo na Grande Florianópolis. Revista Do Serviço Público, 76(3), 460-483. https://doi.org/10.21874/rsp.v76i3.11201