Universidade Aberta do Brasil

uma análise do desenho da política em relação à distribuição dos polos, aos perfis dos municípios e à oferta de cursos

Autores

  • Dayane da Silva Rodrigues de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal – RN, Brasil 0000-0001-6656-0527
  • Luciano Sampaio Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN, Brasil 0000-0003-1632-3149
  • Raquel Sampaio Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN, Brasil 0000-0002-0685-5830

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v76i3.11281

Palavras-chave:

UAB, política educacional, formação docente, educação a distância, desenho da política

Resumo

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituída para democratizar e interiorizar o acesso ao ensino superior por meio da educação a distância, em um contexto de enormes desigualdades na oferta do ensino superior e na formação docente no ensino básico. Neste ensaio, analisamos se a distribuição dos polos UAB entre os municípios e as ofertas de cursos aconteceram de acordo com os direcionamentos determinados no desenho da política, nos períodos entre 2007 e 2018. Utilizamos modelos LOGIT, para verificar a influência das características dos municípios na adesão da política; e análise de cluster, para agrupar os municípios beneficiários da UAB e identificar quaisquer padrões de oferta e das taxas de sucesso dentro desses grupos. Concluímos que as atividades da UAB foram focadas na formação de professores e de gestores, que houve um direcionamento dos cursos conforme o perfil dos municípios, e que as taxas de conclusão nos cursos superiores foram melhores para os municípios mais deficitários em termos socioeconômicos e educacionais. Em relação aos beneficiários, a UAB é uma política mista, pois une estratégias do universalismo e da focalização. Entretanto, constatamos que algumas características dos municípios associadas a critérios prioritários não influenciaram na adesão à política.

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Biografia do Autor

Dayane da Silva Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal – RN, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Tecnologia e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE). Especialista em Cidadania e Políticas pública e Bacharela em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (UFPI). Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Luciano Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN, Brasil

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período como doutorando visitante na Paris 1 – Sorbonne. Pós-doutorado como pesquisador visitante na University of Illinois. Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Raquel Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN, Brasil

Doutora em Economia pela Toulouse School of Economics. Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

da Silva Rodrigues de Souza, D., Sampaio, L., & Sampaio, R. (2025). Universidade Aberta do Brasil: uma análise do desenho da política em relação à distribuição dos polos, aos perfis dos municípios e à oferta de cursos. Revista Do Serviço Público, 76(3), 484-510. https://doi.org/10.21874/rsp.v76i3.11281