Captação de recursos via transferências voluntárias: um olhar para os municípios do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste)

Autores

  • Merlyn Alvares Ambrosio Alvares Mestranda em Gestão de Políticas e Organizações Públicas da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Eppen/Unifesp)
  • Marcello Simão Branco Professor adjunto da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Eppen/Unifesp), onde atua no mestrado profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.3540

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar a captação de recursos federais, via transferências voluntárias, realizada por municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE). Optou-se por contextualizar o federalismo no Brasil e as atribuições municipais a partir da Constituição Federal de 1988, após identificar o perfil socioeconômico dos municípios que compõem o CIOESTE, para então aprofundar a análise da captação de recursos, utilizando o método de estatística descritiva e análise de cluster. De maneira geral, observa-se que a escolha pelo consorciamento é justificada, uma vez que é uma alternativa cada vez mais buscada por municípios brasileiros para estimular sistemas cooperativos e o desenvolvimento regional. No entanto, alguns municípios do CIOESTE apresentam perfil socioeconômico e comportamento de captação de recursos distintos, o que requer maior atenção da instituição, a fim de melhorar a eficiência e desempenho dos projetos em âmbito municipal e regional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

Alvares, M. A. A., & Branco, M. S. (2018). Captação de recursos via transferências voluntárias: um olhar para os municípios do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste). Revista Do Serviço Público, 69(3), 605-630. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i3.3540

Edição

Seção

Artigos