Notícias

Chamada para nova edição especial: Capacidades estatais para implementação de políticas industriais e de inovação

2024-02-06

A política industrial retomou destaque na agenda global na esteira da busca por recuperação econômica no pós-pandemia de Covid-19 e do aumento da rivalidade entre China e Estados Unidos.
O Brasil, que já ostentou a sétima maior indústria de transformação global, representando 24% do Produto Interno Bruto (PIB), experimentou a partir da década de 1990 uma regressão. Atualmente, a contribuição desse setor para o PIB reduziu-se para 11%, relegando o país à 13ª posição no cenário mundial.

A desindustrialização brasileira foi precoce e regressiva, contrastando com o padrão dos países centrais. O impacto sobre o desenvolvimento nacional vem sendo expressivo, já que a indústria é conhecida por gerar empregos qualificados, ter efeitos multiplicadores e promover inovação. A perda de dinamismo econômico resultou em uma menor capacidade de transformar conhecimento em riqueza e criar empregos de qualidade.

Saiba mais sobre Chamada para nova edição especial: Capacidades estatais para implementação de políticas industriais e de inovação

Edição Atual

v. 74 n. 4 (2023)
					Visualizar v. 74 n. 4 (2023)

Revista do Serviço Público, ano 2023, v.74, n.4, pp. 731 - 935.

 

Publicado: 2023-12-21

Edição completa

Editorial

Artigos

Ver Todas as Edições