Educação a distância: O estado da arte e o futuro necessário
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v58i3.178Abstract
Este artigo analisa alguns desafios que cercam a adoção da Educação a Distância por instituições de ensino, unidades de formação e qualificação profissional e de educação corporativa. Além disto, é sugerida uma agenda de pesquisa sobre EAD. O artigo trata do papel da EAD na educação continuada de adultos e na ampliação do acesso à aprendizagem, em função da possibilidade de interações assíncronas, mediadas por tecnologias da informação e comunicação. Uma análise da situação EAD no Brasil mostra um grande crescimento da modalidade. Observa-se que ainda são raras as pesquisas sobre EAD no serviço público. Há informações sugerindo que, em órgãos públicos com práticas institucionalizadas de EAD, a modalidade representa uma valiosa e eficaz estratégia de inclusão de pessoas em atividades de ensino-aprendizagem. São analisados alguns importantes desafios ligados à implementação e ao desenho de cursos a distância, e, além disto, é apresentada uma agenda de pesquisas para a área.
Palavras-chave: Educação a distância. Educação corporativa. Educação de adultos.
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