Determinantes do Desempenho Institucional: um esboço teórico
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v59i4.158Resumen
Este artigo tem como objetivo principal construir um ensaio teórico que possibilite compreender as razões que determinam o desempenho satisfatório das instituições do Estado, particularmente no Rio Grande do Sul. Ou seja, compreender os mecanismos que permitem aos governos locais realizar seus propósitos, como construir estradas, educar crianças e promover o desenvolvimento de maneira satisfatória. Para tanto, a partir da revisão da bibliografia especializada, construímos uma episteme que possibilite compreender o desempenho do Estado em suas implicações institucionais formais (neo-institucionalismo) de North (2001), bem como suas implicações com padrões valorativos (capital social) de Putnam (2000). Assim, concluímos que instituições e capital social sinergeticamente aliados podem contribuir para o desempenho satisfatório das instituições do Estado.
Palavras-chave: Capital Social, Instituições, Desempenho Institucional, Cultura Política.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).