Dos Diplomatas e de seu estatutos
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v85i2.3690Resumo
Cruel é o século em que vivemos, pois que não mais permite ao espírito aguçar sua lucidez em meditações tranquilas. Os comunicados e os despachos das agências de notícias acumulam-se diariamente sobre as mesas de trabalho: As máquinas de calcular, os teletipos, os telefones, todos funcionam sem descanso. Um artigo de fundo de determinado jornal nova-iorquino semeia dificuldades em Jacarta, um dado discurso pronunciado por um Chefe de Estado asiático ressoa nas capitais dos dois lados do Atlântico como o toque de um sino a rebate. Conhecem-se, comentam-se e discutem-se os grandes e pequenos acontecimentos históricos antes mesmo que se possam medir, clara e seriamente, as suas consequências. O segredo, a meditação, a habilidade, a minúcia, não mais encontram lugar nesse movimento rápido do pensamento e das ações. Em um mundo multiforme, incerto e febril, milhares de homens aplicam-se à sua tarefa, esforçando-se por impor aos fatos um comportamento mais ponderado mais calmo e, de maneira geral, mais pacífico- A esses homens chamamos diplomatas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista do Serviço Público
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).