Sobre a Revista

ISSN Eletrônico: 2357-8017

ISSN Impresso: 0034-9240

A RSP possui qualificação A4 no Qualis único da CAPES (2020).

 

Foco e Escopo

Disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento dos servidores, o seu compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental.

 

Objetivos

I. Promover, incentivar e abrigar a pesquisa e a divulgação de trabalhos sobre temas relevantes para a administração pública e a gestão das políticas governamentais;

II. Incentivar a produção de conhecimento voltado para a ampliação da capacidade de formulação e implementação de políticas, governança e gestão, em todas as esferas da administração pública;

III. Disseminar conceitos, metodologias e boas práticas no âmbito da esfera pública.

 

Eixos temáticos

A RSP publica artigos sobre os seguintes temas: Gestão Governamental e Políticas Públicas.

 

Público Alvo

Servidores públicos federais, estaduais e municipais; agentes públicos lato sensu;  acadêmicos; especialistas; pesquisadores; comunidade de praticantes e demais interessados em debater políticas públicas e gestão governamental.  

 

Desk Review, Processo de Avaliação pelo sistema Duplo Cego (Blind review) e Resolução de Controvérsias

Os artigos submetidos à RSP passam por revisão de admissão (desk review) para análise prévia de adequação pela editoria da revista. Alguns aspectos avaliados nesse momento são: a adequação do tema do artigo ao foco da revista, a qualidade do texto, o balanço teórico-empírico, a contribuição para o avanço da área temática e se foram seguidas estritamente as normas de submissão da RSP. Não são fornecidos detalhes sobre esta decisão aos artigos rejeitados nesta fase.

Artigos aprovados no desk review são encaminhados para avaliação de dois a três pareceristas, especialistas no tema do artigo e escolhidos pelo notório saber. O sistema de avaliação utilizado é o sistema duplo cego (blind review): o autor não saberá quem são os pareceristas, nem os avaliadores saberão quem é o autor.

Dessa análise poderá resultar em: a) aceitação do artigo; b) aceitação condicionada à realização de correções obrigatórias;  e c) rejeição (com ou sem a sugestão de nova submissão após modificações).

Em caso de controvérsia, isto é quando um artigo é aprovado por um avaliador e rejeitado por outro, o caso será arbitrado por um terceiro avaliador e/ou pelo Editor-chefe da RSP. 

No caso de nova submissão após a rejeição, o artigo retornará ao início do processo editorial. Os avaliadores da nova versão não serão, necessariamente, os mesmos da versão anterior.

Para entender o fluxograma do processo editorial acesse  aqui.

 

Periodicidade e número de artigos por edição

A Revista do Serviço Público (RSP) é uma publicação trimestral editada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Além das quatro edições anuais, eventualmente se publicam edições especiais, no máximo de duas por ano.

Vale ressaltar que a periodicidade da RSP variou ao longo dos seu mais de 85 anos de existência, mas, desde 1998, tem sido garantida sua publicação trimestral.

Além disso, desde março de 2018, a revista deixou de ser impressa e passou a ser publicada somente eletronicamente.

Atualmente, a RSP segue o padrão de publicação de 7 a 9 artigos por edição.

 

Política de Acesso Livre e Gratuidade da Publicação

A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).

Além disso, a revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Assim, não é cobrada nenhuma taxa para publicação e nem para acessar os artigos da revista.

 

Política de Preservação Digital e Autoarquivamento pós-print

A Revista do Serviço Público (RSP) segue a regra de autoarquivamento no modelo pós-print, isto é, é armazenada uma versão final editorada e publicada no arquivo do próprio site da RSP. 

Além disso, a revista é também preservada nos seguintes serviços: Rede Cariniana (sistema LOCKSS); Public Knowledge Project (PKP); Biblioteca Nacional do Brasil (BN); e Repositório Virtual da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

 

Originalidade, Ineditismo e Respeito à citação

Os autores devem garantir que o conteúdo do artigo submetido para análise na Revista do Serviço Público (RSP) é de responsabilidade exclusiva dos mesmos, sendo o trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista impressa ou eletrônica.

Os autores garantem que o artigo não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira pessoa, sendo permitida a citação de parte do artigo sem a autorização prévia dos autores, desde que seja identificada a fonte.

 

Direitos Autorais

Em caso de aprovação do artigo, os autores confirmam que transferem todos os direitos autorais do artigo à Revista do Serviço Público (RSP) e à instituição editora, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Serão respeitados os direitos morais que asseguram a autoria e integridade da criação ao autor do artigo, sendo eles intransferíveis e irrenunciáveis.

Fica vedada a inserção de autores posteriormente à publicação do artigo.

 

Licenciamento

A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC). A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais. É necessário que as novas obras façam referência ao autor nos créditos e não sejam usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.

 

Normas para referências bibliográficas

A Revista do Serviço Público (RSP) segue o padrão estabelecido pela ABNT para os textos escritos em língua portuguesa, sendo sugerido o uso da APA para os artigos escritos em língua estrangeira, como inglês e espanhol.

Os autores estão cientes de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais (em português, inglês e espanhol) alterações apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores.

 

Política de ética

A Revista do Serviço Público (RSP) segue as orientações do Committee on Public Ethics e do Publishing Ethics Resource Kit - PERK/Elsevier que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes ou possíveis violações de ética, e de acordo com a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil,na manutenção da conduta ética do períodico.

Para saber mais sobre a política de Ética, clique aqui. 

 

Histórico do periódico

A Revista do Serviço Público (RSP) é o mais antigo periódico voltado para temas da Administração Pública em circulação no Brasil. Seu primeiro número foi editado em novembro de 1937, pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil, precursor do Departamento de Administração do Serviço Público – DASP.

Após um período de interrupção (1975 a 1980), teve sua publicação retomada pela Fundação Centro de Formação do Servidor Público – FUNCEP e, depois de nova interrupção (1990 a 1993), passou a ser editada pela Enap.

A partir dos anos 2000, a RSP foi remodelada como um periódico científico, ampliando sua contribuição ao debate acadêmico.