Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. No ato da submissão, todos os autores do artigo deverão ter seus dados incluídos, caso contrário, a submissão será sumariamente rejeitada. A inclusão do número ORCID de todos os autores é obrigatória.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), o arquivo do trabalho submetido não deverá, em hipótese alguma, conter o nome dos seus autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  • A RSP não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores.
  • Submissões feitas em formato PDF serão sumariamente rejeitadas.

Diretrizes para Autores

SIGA ATENTAMENTE AS REGRAS ANTES DE SUBMETER UM ARTIGO:

I. Os artigos submetidos, seja em português, espanhol ou inglês, devem ter entre seis mil e oito mil palavras (incluindo em seu corpo principal os resumos nas três línguas, palavras-chave, tabelas (editáveis), ilustrações (alta resolução), quadros (editáveis), notas e referências bibliográficas). Serão excetuados na contagem de palavras os anexos e apêndices. Os artigos devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 (espaçamento zero antes e depois), parágrafo 1,25 cm, margens superior e inferior de 2,5 cm e laterais de 3,0cm; numeração de páginas)

II. Os resumos analíticos, em português, espanhol e inglês, devem ter no máximo 200 (duzentas)  palavras,  permitindo uma visão global e antecipada do assunto tratado, contemplando: contexto, objetivo, metodologia e principais resultados/conclusões. 

Devem, ainda, vir acompanhados de 3 até 5 (mínimo de 3 e máximo de 5) palavras-chave (descritores) em português, espanhol e inglês, que identifiquem o seu conteúdo, e títulos nos três idiomas;

III. O arquivo do trabalho submetido NÃO deverá conter em nenhuma hipótese o nome dos seus autores ou qualquer outra possível referência à autoria, a fim de assegurar uma avaliação às cegas (blind review). Ao submeter o artigo, os autores preencheem campo específico em que ficará registrada a autoria (Dicas: (a) Microsoft Word, verificar em 'Arquivo' e 'Informações'; (b) Libre Office, verificar em 'Ferramentas' e 'Opções').

SAIBA COMO RETIRAR A AUTORIA DAS PROPRIEDADES DO ARQUIVO AQUI.

IV. Os metadados dos artigos deverão ser todos preenchidos, assim como os dados de todos os autores, inclusive instituição/afiliação, registro ORCID e resumo da biografia, (em ordem decrescente a partir do principal), caso contrário, a submissão será rejeitada e o autor deverá iniciar nova submissão que entrará na fila de espera. O registro ORCID é obrigatório e pode ser realizado na página https://orcid.org/register

V. Os artigos devem ser encaminhados em um dos formatos: .docx, .doc, .rtf, .odt. Artigos em PDF serão sumariamente rejeitados.

VI. Tabelas, quadros, gráficos e notas de rodapé devem limitar-se a ilustrar o conteúdo substantivo do texto

VII. Notas de rodapé devem ser devidamente numeradas e constar ao pé da página, observadas as normas da ABNT. Deve-se restringir a utilização e/ou evitar notas muito extensas;

VIII. Figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros: a identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja elaboração do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto. 

IX. A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura; tabelas, gráficos e quadros devem estar em modo editável para futura editoração gráfica;

X. Citações de autores no corpo do texto deverão seguir a forma (Autor, data). Referências devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética, observadas as normas da ABNT, incluindo o DOI quando disponível;

XI. Os artigos submetidos à RSP devem ter no máximo 6 (seis) autores. Uma vez que o artigo for submetido, não poderá ser realizada nenhuma alteração de autoria (inclusão, exclusão ou substituição de nomes). Não será permitido, em hipótese alguma, a inclusão ou exclusão de autores após a publicação do artigo.

XII. Não há limite para submissão de artigos de um mesmo autor, devendo os artigos de um mesmo autor, se aprovados, serem publicados em anos distintos.

XIII. Não serão aceitos artigos que não mencionem especificamente o órgão ou instituição que seja objeto da pesquisa. Por exemplo: Modo errado - "Análise orçamentária de uma autarquia do Poder Executivo federal" . Modo correto: "Análise Orçamentária da Escola Nacional de Administração Pública - Enap".

TEMPLATE (MODELO) DE ARTIGO PARA SUBMISSÃO AQUI

Política de Plágio

Ao submeter à RSP, os autores afirmam e dão fé de que o trabalho não não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro e que aceitam a Declaração de Responsabilidade e direitos autorais da Revista, conforme consa no formulário de submissão. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Primeira fase: Desk Review

Os artigos submetidos à RSP passam por revisão de admissão (desk review) para análise prévia de adequação pela editoria da revista. Alguns aspectos avaliados nesse momento são: a adequação do tema do artigo ao foco da revista, a qualidade do texto, o balanço teórico-empírico, a contribuição para o avanço da área temática e se foram seguidas estritamente as normas de submissão da RSP. Não são fornecidos detalhes sobre esta decisão aos artigos rejeitados nesta fase.

Segunda fase: Avaliação pelo sistema de duplo cego

Artigos aprovados no desk review são encaminhados para avaliação de dois a três pareceristas, especialistas no tema do artigo e escolhidos pelo notório saber. O sistema de avaliação utilizado é o sistema duplo cego (blind review): o autor não saberá quem são os pareceristas, nem os avaliadores saberão quem é o autor.

Dessa análise poderá resultar em: a) aceitação do artigo; b) aceitação condicionada à realização de correções obrigatórias;  e c) rejeição (com ou sem a sugestão de nova submissão após modificações).

Resolução de Controvérsias

Em caso de controvérsia, isto é quando um artigo é aprovado por um avaliador e rejeitado por outro, o caso será arbitrado por um terceiro avaliador e/ou pelo Editor-chefe da RSP. 

No caso de nova submissão após a rejeição, o artigo retornará ao início do processo editorial. Os avaliadores da nova versão não serão, necessariamente, os mesmos da versão anterior.

Para entender o fluxograma do processo editorial acesse  aqui.

Seções 

- Artigo original: artigos nacionais e internacionais de orientação empírico teórica.

- Chamadas especiais: edições especiais sobre temas predeterminados.

Artigos

Política padrão de seção (7 a 9 artigos por número).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades.