Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. No ato da submissão, todos os autores do artigo deverão ter seus dados incluídos, caso contrário, a submissão será sumariamente rejeitada. A inclusão do número ORCID de todos os autores é obrigatória.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), o arquivo do trabalho submetido não deverá, em hipótese alguma, conter o nome dos seus autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  • A RSP não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores.

Diretrizes para Autores

I. Os artigos submetidos, seja português, espanhol ou inglês, devem ter entre seis mil e oito mil palavras (incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, ilustrações, quadros, notas e referências bibliográficas, excetuados anexos e apêndices), em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 (espaçamento zero antes e depois), parágrafo 1,25 cm, margens superior e inferior de 2,5 cm e laterais de 3,0cm; numeração de páginas); 

II. Os resumos analíticos, em português, espanhol e inglês, devem ter até 1.000 (mil) caracteres (contados com espaço),  permitindo uma visão global e antecipada do assunto tratado (contemplando: contexto, objetivo, metodologia e principais resultados/conclusões). Devem, ainda, vir acompanhados de 3 até 5 (mínimo de 3 e máximo de 5) palavras-chave (descritores) em português, espanhol e inglês, que identifiquem o seu conteúdo, e títulos nos três idiomas;

III. Tabelas, quadros, gráficos e notas de rodapé devem limitar-se a ilustrar o conteúdo substantivo do texto; notas devem ser devidamente numeradas e constar no pé da página, observadas as normas da ABNT; Notas de rodapé: restringir a utilização e evitar notas longas;

- Ilustrações (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros): a identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja elaboração do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto. A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizada; tabelas e quadros devem estar em modo editável;

IV. Citações de autores no corpo do texto deverão seguir a forma (Autor, data). Referências devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética, observadas as normas da ABNT;

V. Os artigos devem ser encaminhados em um dos formatos: .docx, .doc, .rtf, .odt.

VI. Arquivos com imagens devem ser enviados em modo editável (ou alta resolução);

VII. O arquivo do trabalho submetido não deverá conter o nome dos seus autores (ou qualquer outro nome), a fim de assegurar uma avaliação às cegas. Ao submeter o artigo, os autores preencheem campo específico em que ficará registrada a autoria (Dicas: (a) Microsoft Word, verificar em 'Arquivo' e 'Informações'; (b) Libre Office, verificar em 'Ferramentas' e 'Opções').

VIII. Os artigos submetidos à RSP devem ter no máximo 6 (seis) autores. Uma vez que o artigo for submetido, não poderá ser realizada nenhuma alteração de autoria (inclusão, exclusão ou substituição de nomes).

IX. Não há limite para submissão de artigos de um mesmo autor, devendo os artigos de um mesmo autor, se aprovados, serem publicados em anos distintos.

X. Os metadados dos artigos deverão ser todos preenchidos,  assim como os dados de todos os autores, inclusive instituição/afiliação e resumo da biografia, (em ordem decrescente a partir do principal), caso contrário, a submissão será rejeitada e o autor deverá iniciar nova submissão que entrará na fila de espera.

XI. Não será permitido, em hipótese alguma, a inclusão ou exclusão de autores após a submissão.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à Revista passam por revisão de admissão (desk review) para análise prévia de adequação pela editoria da revista. Alguns aspectos avaliados nesse momento são: a adequação do tema do artigo ao foco da Revista, a qualidade do texto, o balanço teórico-empírico e a contribuição para o avanço da área temática. Não são fornecidos detalhes sobre esta decisão.

Artigos aprovados no desk review são encaminhados para avaliação de dois pareceristas, especialistas no tema do artigo, por sistema duplo cego (blind review): o autor não saberá quem são os pareceristas, nem eles quem é o autor. Dessa análise poderá resultar a aceitação do artigo (condicionada, ou não, à realização de alterações), ou sua rejeição (com ou sem a sugestão de nova submissão após modificações).  

Artigos

Política padrão de seção (8 a 9 artigos por número).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades.