Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. No ato da submissão, todos os autores do artigo deverão ter seus dados incluídos, caso contrário, a submissão será sumariamente rejeitada. A inclusão do número ORCID de todos os autores é obrigatória.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), o arquivo do trabalho submetido não deverá, em hipótese alguma, conter o nome dos seus autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  • A RSP não cobra taxa de editoração (Article Processing Charges - APC), taxa de submissão ou publicação de artigos aos autores.
  • Submissões feitas em formato PDF serão sumariamente rejeitadas.
  • A RSP é uma revista de acesso aberto, portanto os trabalhos/estudos/documentos aqui submetidos devem ser de acesso aberto (aceitar a Declaração de direitos autorais e informar nos metadados da submissão).

Diretrizes para Autores

SIGA ATENTAMENTE AS REGRAS ANTES DE SUBMETER UM ARTIGO:

I. Os artigos submetidos, seja em português, espanhol ou inglês, devem ter entre seis mil e oito mil palavras (incluindo em seu corpo principal os resumos nas três línguas, palavras-chave, tabelas (editáveis), ilustrações (alta resolução), quadros (editáveis), notas e referências bibliográficas). Serão excetuados na contagem de palavras os anexos e apêndices. Os artigos devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 (espaçamento zero antes e depois), parágrafo 1,25 cm, margens superior e inferior de 2,5 cm e laterais de 3,0cm; numeração de páginas)

II. Os resumos analíticos, em português, espanhol e inglês, devem ter no máximo 200 (duzentas)  palavras,  permitindo uma visão global e antecipada do assunto tratado, contemplando: contexto, objetivo, metodologia e principais resultados/conclusões. 

Devem, ainda, vir acompanhados de 3 até 5 (mínimo de 3 e máximo de 5) palavras-chave (descritores) em português, espanhol e inglês, que identifiquem o seu conteúdo, e títulos nos três idiomas;

III. O arquivo do trabalho submetido NÃO deverá conter em nenhuma hipótese o nome dos seus autores ou qualquer outra possível referência à autoria, a fim de assegurar uma avaliação às cegas (blind review). Ao submeter o artigo, os autores preencheem campo específico em que ficará registrada a autoria (Dicas: (a) Microsoft Word, verificar em 'Arquivo' e 'Informações'; (b) Libre Office, verificar em 'Ferramentas' e 'Opções').

SAIBA COMO RETIRAR A AUTORIA DAS PROPRIEDADES DO ARQUIVO AQUI.

IV. Os metadados dos artigos deverão ser todos preenchidos, assim como os dados de todos os autores, inclusive instituição/afiliação, registro ORCID e resumo da biografia, (em ordem decrescente a partir do principal), caso contrário, a submissão será rejeitada e o autor deverá iniciar nova submissão que entrará na fila de espera. O registro ORCID é obrigatório e pode ser realizado na página https://orcid.org/register

V. Os artigos devem ser encaminhados em um dos formatos: .docx, .doc, .rtf, .odt.                                                                            Artigos em PDF serão sumariamente rejeitados.

VI. Tabelas, quadros, gráficos e notas de rodapé devem limitar-se a ilustrar o conteúdo substantivo do texto

VII. Notas de rodapé devem ser devidamente numeradas e constar ao pé da página, observadas as normas da ABNT. Deve-se restringir a utilização e/ou evitar notas muito extensas;

VIII. Figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros: a identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja elaboração do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto. 

IX. A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura; tabelas, gráficos e quadros devem estar em modo editável para futura editoração gráfica;

X. Citações de autores no corpo do texto deverão seguir a forma (Autor, data). Referências devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética, observadas as normas da ABNT, incluindo o DOI quando disponível;

XI. Os artigos submetidos à RSP devem ter no máximo 6 (seis) autores. Uma vez que o artigo for submetido, não poderá ser realizada nenhuma alteração de autoria (inclusão, exclusão ou substituição de nomes). Não será permitido, em hipótese alguma, a inclusão ou exclusão de autores após a publicação do artigo. (como incluir co-autores AQUI)

XII. Não há limite para submissão de artigos de um mesmo autor, devendo os artigos de um mesmo autor, se aprovados, serem publicados em anos distintos, excetuando-se, desta regra, as edições especiais.

XIII. Não serão aceitos artigos que não mencionem especificamente o órgão ou instituição que seja objeto da pesquisa. Por exemplo: Modo errado - "Análise orçamentária de uma autarquia do Poder Executivo federal" . Modo correto: "Análise Orçamentária da Escola Nacional de Administração Pública - Enap".

MODELO DE ARTIGO PARA SUBMISSÃO AQUI

Política de Plágio

Ao submeter à RSP, os autores afirmam e dão fé de que o trabalho não não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro e que aceitam a Declaração de Responsabilidade e direitos autorais da Revista, conforme consa no formulário de submissão. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Primeira fase: Desk Review

Os artigos submetidos à RSP passam por revisão de admissão (desk review) para análise prévia de adequação pela editoria da revista. Alguns aspectos avaliados nesse momento são: a adequação do tema do artigo ao foco da revista, a qualidade do texto, o balanço teórico-empírico, a contribuição para o avanço da área temática e se foram seguidas estritamente as normas de submissão da RSP. Não são fornecidos detalhes sobre esta decisão aos artigos rejeitados nesta fase.

Segunda fase: Avaliação pelo sistema de duplo cego

Artigos aprovados no desk review são encaminhados para avaliação de dois a três pareceristas, especialistas no tema do artigo e escolhidos pelo notório saber. O sistema de avaliação utilizado é o sistema duplo cego (blind review): o autor não saberá quem são os pareceristas, nem os avaliadores saberão quem é o autor.

Dessa análise poderá resultar em: a) aceitação do artigo; b) aceitação condicionada à realização de correções obrigatórias;  e c) rejeição (com ou sem a sugestão de nova submissão após modificações).

Resolução de Controvérsias

Em caso de controvérsia, isto é, quando um artigo é aprovado por um avaliador e rejeitado por outro, o caso será arbitrado por um terceiro avaliador e/ou pelo Editor-chefe da RSP. 

No caso de nova submissão após a rejeição, o artigo retornará ao início do processo editorial. Os avaliadores da nova versão não serão, necessariamente, os mesmos da versão anterior.

Para entender o fluxograma do processo editorial acesse  aqui.

Seções 

- Artigo original: artigos nacionais e internacionais de orientação empírico teórica.

- Chamadas especiais: edições especiais sobre temas predeterminados.

Artigos

Política padrão de seção (7 a 9 artigos por número).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades.