Assistência jurídica gratuita: serviços da Defensoria Pública da União na ótica da abordagem integradora da inovação

Autores

  • Bernardo Oliveira Buta Universidade de Brasília Defensoria Pública da União http://orcid.org/0000-0002-8936-3697
  • Antonio Isidro Silva Filho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v67i3.1040

Resumo

Com o objetivo de identificar as características dos serviços da Defensoria Pública da União, a partir da abordagem integradora da inovação, realizou-se um estudo de caso qualitativo-descritivo. Observou-se que, para a prestação de assistência jurídica, é necessário mobilizar competências relacionadas ao conhecimento e operação do Direito, atendimento ao público, interação com outros órgãos, realização de mutirões e conciliação extrajudicial. Os serviços são construídos por meio de operações informacionais, de conhecimento e relacionais. Modificações nas competências e nos meios de construção conduziram principalmente inovações incrementais e de melhoria, ligadas ao princípio norteador intensivo. Observou-se também a relação entre princípios norteadores e formas de inovação, sendo o princípio extensivo ligado à forma radical, o intensivo relacionado às formas incremental e de melhoria, e o combinatório orientador das formas ad hoc e por recombinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Oliveira Buta, Universidade de Brasília Defensoria Pública da União

Bacharel em Ciências Biológicas e em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília, atualmente cursando Mestrado em Administração pela mesma universidade. Servidor público na Defensoria Pública da União, onde exerce a função de Coordenador de Modernização Institucional.

Antonio Isidro Silva Filho, Universidade de Brasília

Doutor (2010) e Mestre (2006) em Administração formado pela Universidade de Brasília, MBA em Gestão de Pessoas formado pela Fundação Getúlio Vargas (2004) e Psicólogo formado pelo Centro Universitário de Brasília (2002). Formação em Gestão pela École des Hautes Études Commerciales (HEC/Université de Montréal/Canadá, 2005). Professor Adjunto na Universidade de Brasília, Professor e Pesquisador no Departamento de Administração (ADM/UnB) e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnB).

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Buta, B. O., & Silva Filho, A. I. (2016). Assistência jurídica gratuita: serviços da Defensoria Pública da União na ótica da abordagem integradora da inovação. Revista Do Serviço Público, 67(3), 377 - 406. https://doi.org/10.21874/rsp.v67i3.1040

Edição

Seção

Artigos