A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v67i4.1055Palavras-chave:
educação continuada, educação a distância, capacitação profissional, Sistema Único de SaúdeResumo
Analisou-se a contribuição da ferramenta de educação a distância (EAD) às práticas de formação de recursos humanos na vigência da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Empregando-se uma abordagem qualitativa, foram levantadas, por meio de revisão bibliográfica, publicações que abordaram o emprego de recursos das novas tecnologias de informação e comunicação nas iniciativas de formação de profissionais da saúde, nas quais se buscou avaliar os objetivos, público, recursos e resultados. Foram selecionadas, descritas, comparadas e discutidas seis iniciativas promovidas no SUS. Inicialmente foram identificados os elementos definidores e diferenciadores da educação permanente em saúde (EPS) e educação continuada, tradicionalmente empregada nas práticas de formação de recursos humanos da saúde, previamente ao advento da PNEPS. Os resultados demonstraram que distorções e desvios em relação a essa distinção permearam o discurso de alguns autores que abordaram o emprego da EAD no SUS. Práticas exitosas, alinhadas ao enfoque da PNEPS, puderam ser identificadas e corroboraram o papel da EAD como facilitadora dos processos de EPS. Acreditamos que os resultados apresentados contribuem para o desenvolvimento de um olhar atento para as iniciativas idealizadas no SUS, demonstrando ser necessário que gestores e profissionais da saúde conheçam os pressupostos da EPS e promovam a sua disseminação para além do aspecto semântico, sobretudo viabilizando a sua materialização na rotina dos serviços de saúde do País.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).