Capacitação em financiamento externo

experiências de mulheres líderes do Poder Executivo e propostas de ações afirmativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v76ic.11057

Palavras-chave:

gênero, financiamento externo, projetos, capacitação, políticas públicas

Resumo

A igualdade de gênero é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico global, embora desafios persistentes evidenciem disparidades significativas, especialmente no contexto brasileiro. Apesar dos avanços observados, como o aumento da representação ministerial, as mulheres continuam a enfrentar sub-representação em várias esferas, incluindo a participação restrita na submissão de pleitos para obtenção de financiamento externo para projetos relevantes. Esta limitação compromete não apenas a representatividade feminina em decisões estratégicas, mas também a eficácia na implementação de políticas públicas equitativas e inclusivas. Nesse sentido, com o intuito de compreender melhor esse desafio e de elevar a participação de mulheres em uma área estratégica do setor público, foi desenvolvido um projeto piloto de capacitação para governadoras, prefeitas e secretárias de entes subnacionais em financiamento externo para projetos com perspectiva de gênero. Esse estudo oferece um relato acerca do curso de capacitação promovido, explorando as percepções das gestoras acerca dos desafios específicos enfrentados e objetivando prover subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas destinadas a promover a igualdade de gênero e a facilitar a participação equitativa das mulheres nos processos decisórios concernentes aos financiamentos externos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Vargas Amaral, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Washington, D.C., Estados Unidos da América

Doutora em Direito, área de Comércio Internacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Maastricht, Holanda. Mestre em Comércio Internacional pela Universidade Complutense de Madri, Espanha, e Bacharel em Direito pela UFSC. Professora Adjunta da Universidade Americana de Washington (AUWCL). Diretora de Operações da Vice-Presidência de Países e Integração Regional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nanahira de Rabelo e Sant’Anna, Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Brasília – DF, Brasil

Doutor e Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estácio de Sá e Especialista em Inteligência Estratégica pela Universidade Gama Filho, com MBE em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Servidor do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). 

Raphael Silveira Amaro, Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Brasília – DF, Brasil

Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Aveiro, Portugal, e em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração com ênfase em Economia, Controle e Finanças, e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Servidor do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Vanessa Carvalho dos Santos, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Washington, D.C., Estados Unidos da América

Doutora em Economia, áreas de Avaliação de Políticas Públicas e Comércio Internacional, e Mestre e Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Conselheira Sênior na Diretoria Executiva pelo Brasil e Suriname no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Viviane Vecchi Mendes Muller, Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Brasília – DF, Brasil

Mestre em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Experiência como Professora Substituta do Departamento de Economia da UnB. Servidora do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). 

Referências

AGENCE FRANÇAISE DE DÉVELOPPEMENT & UNITED NATIONS ENTITY FOR GENDER EQUALITY. Public Development Banks Driving Gender Equality. An Overview of Practices and Measurement Frameworks. New York, 2021. https://www.unwomen.org/sites/default/files/Headquarters/Attachments/Sections/Library/Publications/2021/Public-development-banks-driving-gender-equality-en.pdf#:~:text=URL%3A%20https%3A%2F%2Fwww.unwomen.org%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2FHeadquarters%2FAttachments%2FSections%2FLibrary%2FPublications%2F2021%2FPublic.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Agenda Transversal Mulheres. Série Planejamento Nacional. PPA 2024-2027. Brasília: MPO, 2024a. Disponível em: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/plano-plurianual/arquivos/relatorios-planejamento-nacional/relatorio-agenda-transversal-mulheres.pdf. Acesso em: 30 mar. 2025.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. “As mulheres têm que fazer sempre o máximo, o melhor possível, pois geralmente não temos uma segunda chance”, aponta Estefania Laterza, do CAF. Capacitação, 9 de maio de 2024b. Disponível em: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/201cas-mulheres-tem-que-fazer-sempre-o-maximo-o-melhor-possivel-por-que-geralmente-nao-temos-uma-segunda-chance201d-aponta-estefania-laterza-do-caf. Acesso em: 28 mar. 2025.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Capacitação em financiamento externo atrai gestoras estaduais e municipais de todo Brasil, 6 de maio de 2024c. Disponível em: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/capacitacao-em-financiamento-externo-atrai-gestoras-estaduais-e-municipais-de-todo-brasil. Acesso em: 23 mar. 2025.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Cofiex amplia transparência e analisa recorde de projetos na última reunião do ano, 13 de novembro de 2023a. Disponível em: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/cofiex-amplia-transparencia-e-analisa-recorde-de-projetos-na-ultima-reuniao-do-ano. Acesso em: 23 mar. 2025.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Comissão de Financiamentos Externos – Cofiex, 2024d. Disponível em: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/assuntos-internacionais-e-desenvolvimento/cofiex. Acesso em: 28 mar. 2025.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Comissão de Financiamentos Externos. Resolução Normativa nº 1, de 22 de novembro de 2024e. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-normativa-n-1-de-22-de-novembro-de-2024-598251047. Acesso em 28 mar. 2025.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Governança de Bancos e Instituições Internacionais. 5 de setembro de 2023b. https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/assuntos-internacionais-e-desenvolvimento/bancos-multilaterias-de-desenvolvimento. Acesso em 30 mar. 2025.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. “Volto para o Amapá com a certeza de que podemos melhorar muito mais a vida das mulheres”, disse a secretária do Amapá, Renata Santana, 14 de maio de 2024f. Disponível em: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/201cvolto-para-o-amapa-com-a-certeza-de-que-podemos-melhorar-muito-mais-a-vida-das-mulheres201d-disse-a-secretaria-do-amapa-renata-santana. Acesso em: 28 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Economia. Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais. Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais. Subsecretaria de Financiamento ao Desenvolvimento e Mercados Internacionais. Coordenação-Geral de Financiamentos Externos. Resolução nº 17, de 7 de junho de 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-17-de-7-de-junho-de-2021-*-329839986. Acesso em: 28 mar. 2025.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria - Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 9.075, de 6 de junho de 2017. Dispõe sobre a composição e as competências da Comissão de Financiamentos Externos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9075.htm. Acesso em: 30 mar. 2025.

CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. CAF e SEAID promovem treinamento de autoridades públicas femininas, 14 de maio de 2024. Disponível em: https://www.caf.com/pt/presente/noticias/2024/05/caf-e-seaid-promovem-treinamento-de-autoridades-publicas-femininas/. Acesso em: 30 mar. 2025.

ELAS NO PODER. Pesquisa Perfil da Mulher na Política, fevereiro de 2020. Disponível em: https://elasnopoder.org/wp/wp-content/uploads/2020/07/ENP_MFO_RELAT%C3%93RIO_PESQUISA_V4.pdf. Acesso em: 28 mar. 2025.

ENAP – ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Curso capacita governadoras, prefeitas, secretárias e procuradoras do Brasil para obtenção de financiamento externo. 8 de maio de 2024a. Disponível em: https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/curso-capacita-governadoras-prefeitas-secretarias-e-procuradoras-do-brasil-para-obtencao-de-financiamento-externo. Acesso em: 30 mar. 2025.

ENAP – ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Prefeitas e vice-prefeitas concluem curso na Enap com foco em comunicação e gestão pública. 18 de março de 2024b. Disponível em: https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/prefeitas-e-vice-prefeitas-concluem-curso-na-enap-com-foco-em-comunicacao-e-gestao-publica. Acesso em: 30 mar. 2025.

FARAH, Marta Ferreira Santos. Gênero e políticas públicas. Revista Estudos Feministas, v. 12, n. 1, p. 47-71, janeiro-abril/2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000100004.

HOOGENDOORN, S.; OOSTERBEEK, H.; VAN PRAAG, M. The Impact of Gender Diversity on the Performance of Business Teams: Evidence from a Field Experiment. Management Science, 59(7), 1514–1528, 2013. https://doi.org/10.1287/mnsc.1120.1674

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Brasília: IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais, 2024.

KANTER R. M. Some effects of proportions on group life. In RIEKER P.P., Carmen E. (Eds.), The gender gap in psychotherapy (pp. 53–78). 1977. Springer.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil: Igualdade de gênero. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/5. Acesso em: 29 mar. 2025.

REPÚBLICA.ORG. Burocracia representativa e as desigualdades salariais de mulheres no Brasil e no mundo: o teto de vidro no funcionalismo público. Brasília: República.org, 2023. Disponível em:https://republica.org/emdados/conteudo/burocracia-representativa-e-as-desigualdades-salariais-de-mulheres-no-brasil-e-no-mundo-o-teto-de-vidro-no-funcionalismo-publico/#nota-1. Acesso em: 28 mar. 2025.

SHANG, B. Tackling Gender Inequality: Definitions, Trends, and Policy Designs. IMF, 2022. Recuperado 29 de junho de 2024, de https://www.imf.org/en/Publications/WP/Issues/2022/12/02/Tackling-Gender-Inequality-Definitions-Trends-and-Policy-Designs-525751

SIMMEL, Georg. The Sociology of Georg Simmel. Translated by Kurt H. Wolff. Glencoe, Ill.: Free Press, 1950.

UNITED NATIONS. Beijing Declaration and Platform for Action. Adopted at the 16th plenary meeting, on 15 September 1995. Beijing, 1995.

WORLD BANK GROUP. Addressing Sexual Exploitation and Abuse and Sexual Harassment (SEA/SH) in Investment Project Financing involving Major Civil Works. Good Practice Note. Second Edition.2020. https://thedocs.worldbank.org/en/doc/741681582580194727-0290022020/original/ESFGoodPracticeNoteonGBVinMajorCivilWorksv2.pdf.

Downloads

Publicado

2026-01-23

Como Citar

Vargas Amaral, R., de Rabelo e Sant’Anna, N., Silveira Amaro, R., Carvalho dos Santos, V., & Vecchi Mendes Muller, V. . (2026). Capacitação em financiamento externo: experiências de mulheres líderes do Poder Executivo e propostas de ações afirmativas. Revista Do Serviço Público, 76(c), 167-205. https://doi.org/10.21874/rsp.v76ic.11057

Edição

Seção

Edição Especial: Mulheres na gestão pública (encerrada)