Gestão Pública e Pesquisa Operacional: avaliação de desempenho em Agências da Previdência Social

Autores

  • Adelina Cristina A. Chaves
  • A. Clecio F. Thomaz

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v59i2.146

Resumo

O presente trabalho utiliza a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis), para avaliar a eficiência das 22 Agências da Previdência Social – Gerência Executiva Fortaleza (APS-GEXFOR). DEA utiliza programação linear cujo núcleo das estruturas analíticas é formado a partir do modelo original CCR (Charnes, Cooper, e Rhodes). Aplicada às DMU (Decision Making Units), define uma Fronteira de Eficiência identificando Unidades Eficientes e Ineficientes. Foi utilizado o modelo DEA-CCR implementado pelo software DEA Solver©. A Previdência Social (INSS) dispõe de indicadores de desempenho. Algumas variáveis utilizadas no modelo implementado derivam desses indicadores, outras informações foram disponibilizadas pelos sistemas de informação da instituição. A avaliação de eficiência DEA das APS-GEXFOR permitiu identificar as melhores práticas, mensurar a participação de cada variável envolvida na avaliação da unidade e projetar as unidades ineficientes na fronteira de eficiência, identificando metas a serem atingidas para torná-las eficientes no conjunto observado.

Palavras-chave: DEA (Análise Envoltória de Dados), Eficiência, Gestão Pública por resultados, INSS-Agências da Previdência Social.

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Publicado

2014-02-18

Como Citar

Chaves, A. C. A., & Thomaz, A. C. F. (2014). Gestão Pública e Pesquisa Operacional: avaliação de desempenho em Agências da Previdência Social. Revista Do Serviço Público, 59(2), p. 221-236. https://doi.org/10.21874/rsp.v59i2.146

Edição

Seção

Artigos