Vantagens e desvantagens do pregão na gestão de compras no setor público: o caso da Funasa/PB

Autores

  • Jacqueline Nunes
  • Rosivaldo de Lima Lucena
  • Orlando Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v58i2.172

Resumo

O presente artigo é parte de um estudo exploratório cujo objetivo foi analisar as vantagens e desvantagens na aquisição de bens e serviços por meio das modalidades de licitação pregão presencial e eletrônico no serviço público. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Fundação Nacional de Saúde da Paraíba. A parte da pesquisa divulgada neste artigo, além de uma síntese sobre o referencial teórico, apresenta as características investigadas da modalidade de licitação pregão, comparando suas formas presencial e eletrônica na instituição estudada. Os resultados apontam aspectos relevantes quanto às questões: vantagens e desvantagens do pregão eletrônico em relação ao pregão presencial e vice-versa; recursos para atendimento de despesas; planejamento anual da FUNASA/PB; economia de preço; economia e repasse de recursos para outras necessidades; prazos de fornecimento; treinamento e capacitação de pessoal. Conclui a exposição destacando alguns pontos fortes e fracos do processo, sugerindo medidas a serem avaliadas no que tange a capacitação de pessoal e planejamento anual na FUNASA/PB.

Palavras-chave: pregão; pregão eletrônico; gestão pública; eficácia.

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Publicado

2014-02-19

Como Citar

Nunes, J., Lucena, R. de L., & Silva, O. G. da. (2014). Vantagens e desvantagens do pregão na gestão de compras no setor público: o caso da Funasa/PB. Revista Do Serviço Público, 58(2), p. 227-243. https://doi.org/10.21874/rsp.v58i2.172

Edição

Seção

Artigos