Evasão em cursos de educação continuada a distância: um estudo na Escola Nacional de Administração Pública

Autores

  • Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento
  • Aniely Esper

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v60i2.19

Resumo

A análise da literatura brasileira sobre educação a distância é ainda limitada no que diz respeito a estudos que investiguem o fenômeno da evasão, em especial, em contextos de escolas de governo. Este artigo procura identificar e analisar os fatores que contribuem para a evasão de participantes nos cursos de educação continuada a distância em uma organização governamental responsável pela capacitação dos servidores da administração pública federal. A ênfase das investigações encontra-se nas variáveis referentes às dificuldades pessoais, profissionais e tecnológicas, às peculiaridades do curso e características da clientela, contrastadas com as variáveis demográficas referentes à evasão em cursos a distância mediados por tecnologias da informação e da comunicação. O trabalho é embasado em metodologia quantitativa, por meio de pesquisa descritiva de campo junto aos participantes, valendo-se do uso de questionário eletrônico. Procura contribuir para investigações sobre o tema, em especial no que se refere aos servidores públicos.

Palavras-chave: educação a distância, evasão, qualificação de servidores públicos.

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Publicado

2014-01-23

Como Citar

Nascimento, T. P. C., & Esper, A. (2014). Evasão em cursos de educação continuada a distância: um estudo na Escola Nacional de Administração Pública. Revista Do Serviço Público, 60(2), p. 159-173. https://doi.org/10.21874/rsp.v60i2.19

Edição

Seção

Artigos