0 SETOR ELÉTRICO E SUAS RELAÇÕES. A exportação de serviços pelas empresas do Setor Elétrico
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1989Resumo
No presente trabalho a expressão "setor elétrico " deve ser entendida sob sua concepção mais ampla, que engloba as concessionárias de serviços públicos de eletricidade e também as empresas que para elas trabalham, fornecendo serviços e equipamentos. Tal como sucedeu com outros setores importantes do Brasil, o setor elétrico teve como marco inicial de sua dinamização e modernização a p o lítica de substituição de importações encetada pelo Governo Federal na década de 50. No caso particular, a "substituição de importações" não se verificou no âmbito do produto final, uma vez que uma das características da eletricidade reside no fato de que, ao contrário da maioria dos produtos industriais, deve ser consumida à medida que é produzida (ou vice-versa), o que impede seu armazenamento. Desta forma, à exceção de algumas trocas nas regiões fronteiriças, que só agora começam a ganhar importância, a energia elétrica consumida no Brasil sempre foi produzida no próprio país. A substituição fez-se, portanto, no âmbito dos insumos tecnológicos necessários à produção e transporte da energia elétrica: engenharia de projeto e de construção; projeto, fabricação e montagem de equipamentos. Como resultado, o setor elétrico brasileiro teve oportunidade de firmar-se no campo da "substituição de importações "de forma mais ampla e rápida que vários outros setores. Mesmo assim cabe diferenciar a evolução do setor "equipamentos " e do setor "serviços".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).