A gestão de pessoas como um recurso estratégico

Autores

  • ONU/ Departamento de Assuntos Econômicos

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v57i3.204

Resumo

O texto examina as estratégias e os sistemas que devem ser considerados para se alcançar a melhor gestão de recursos humanos no setor público. Inicialmente, baseado em três modelos tradicionais de administração pública, sugere uma abordagem holística para aumentar a efetividade da gestão. Em seguida, defende a idéia de um órgão “guardião” central, que considere o princípio do mérito e que divida com os órgãos de linha a responsabilidade sobre a GRH. Mostra, ainda, a importância de institucionalizar os valores da imparcialidade, do profissionalismo e da responsividade. Ao tratar da profissionalização da GRH, ressalta a necessidade de uma política que defina como a gestão de pessoas contribuirá para o alcance de objetivos governamentais. Para isso, propõe a aplicação de um modelo integrado baseado em competências e o desenvolvimento de uma política salarial que permita a atração e retenção de talentos no setor público. Ao final, o texto apresenta os prós e contras da gestão por desempenho, bem como os desafios de um redimensionamento organizacional no serviço público.

Palavras-chave: gestão de recursos humanos, mérito, política salarial, serviço público.

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Publicado

2014-02-20

Como Citar

Departamento de Assuntos Econômicos, O. (2014). A gestão de pessoas como um recurso estratégico. Revista Do Serviço Público, 57(3), p. 389-426. https://doi.org/10.21874/rsp.v57i3.204

Edição

Seção

Artigos