A situação Florestal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2142Resumo
O Rio Grande do Sul, dentro da Federação, é conhecido como um estado agropastoril por excelência, com uma fisionomia de grandes áreas de cultivos e campos de criação. Em passado incerto, anterior à. ocupação portuguesa e espanhola, a situação era certamente bem diferente. Dados desencontrados, sem razoável comprovação, avaliam a cobertura florestal original em aproximadamente40% (Bettiol & Maslak, 1973) no Século XIX, em relação à área total do Estado. Para uma avaliação retroativa da vegetação original, somente contamos com as evidências dos restos sobreviventes desta vegetação e teorias que combinam estes restos a dados climáticos e edáficos atuais. Os dados históricos existentes são muito recentes, como os de Lindman (1906) e St. Hilai- re (1821)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).