Aves do cerrado
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2146Resumo
Os cerrados são a forma de vegetação dominante na Região Centro-Oeste do Brasil. Para um botânico, o termo "cerrado" possui dois significados: no sentido restrito, cerrado e uma formação relativamente aberta de arvores, arbustos e gramíneas, com cobertura media do dossel de 19% e altura das arvores de 4 a 8m (Goodland, 1971); no sentido amplo, e uma paisagem contendo diversos tipos de vegetação. Assim, Eiten (1972) lista o campo limpo, campo cerrado, cerrado e cerradão, como componentes da paisagem de cerrados. As matas ciliares dos córregos e rios, embora floristicamente diferentes do cerrado — de fato, algumas são mais semelhantes a Mata Atlântica (Rizzini, 1963) - são largamente distribuídas no Centro-Oeste e mantem intimo contato com o cerrado. Para estudar as aves do cerrado, e necessário reconhecera existência destes outros habitats na região, incluindo matas secas, buritizais e brejos, e considera-los em conjunto como membros do ecossistema de cerrados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).