Considerações sobre a educação ambiental e o papel do Estado
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2151Resumo
A lei que instituiu, no Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente se refere em vários pontos à necessidade de formação de uma consciência pública voltada ou dirigida para a preservação da qualidade ambiental. Reconhece, assim, a não-existência ou a existência em grau incipiente de uma consciência ecológica no país, ou, em outras palavras, de uma ideologia ambiental. Sem dúvida, essa ideologia não existe, ou existe de forma difusa, no que reflete as próprias condições de desenvolvimento do país e da forma como ele se insere no sistema produtivo e cultural do mundo. Inusitado seria se essa consciência existisse, em grau de maturidade, quando o processo de industrialização e de urbanização no Brasil mal superou os seus primeiros estágios, ainda que esteja se desenvolvendo em ritmo acelerado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).