Análise em Administração Pública
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v0i4.2913Resumo
A atividade organizadora no Serviço Público Federal ainda não se alçou de um nível rudimentar, ressentindo-se, quase sempre da falta de subordinação aos aspectos formais pertinentes. As fases do trabalho organizador geralmente suprimidas, digo, omitidas são as que respeitam à preparação psicológica, à implantação e ao controle dos resultados. Sendo a Organização e Métodos uma função especializada, há o trabalho organizador de ser conduzido por órgãos próprios, adequadamente providos de recursos, principalmente de especialistas permanentes. Todo problema de organização ou reorganização é uma constelação de problemas que exigem tratamento prévio, uns; concomitante, outros e, posterior, ainda outros à aprovação da medida básica pelo Legislativo ou Executivo. Cada um desses problemas pede um planejamento particular dentro do planejamento geral. Os projetos de organização ou reorganização elaborados pelas Repartições Federais cogitam apenas, quase sempre, da estrutura, não dando atenção aos métodos, aos processos, treinamento, entre outros, dados importantes ao sucesso do trabalho. Em que pesem outros fatores, que convimos serem altamente perturbadores (delineamos alguns na Justificação deste Estudo), mas cujo estudo, aqui, nos conduziria para fora dos limites que nos traçamos — uma constante e correta atitude do técnico de organização no desempenho da sua tarefa há de capitalizar alguns bons resultados em benefício de uma Administração Pública mais eficiente.
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