História, narrativa e representações da administração pública brasileira

Autores

  • Frederico Lustosa da Costa Programa de Pós-graduação em Administração (PPPGAd) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i0.3582

Palavras-chave:

administração pública – Brasil, história, Estado e sociedade

Resumo

A invenção da administração pública é um processo de construção e atualização de representações do aparato estatal e de sua interação com a sociedade alimentado por narrativas históricas e imagens simbólicas criadas por intelectuais, homens públicos, tecnocratas e cronistas. Essa invenção também se nutre da compreensão das influências das matrizes políticas, econômicas, sociais, culturais e jurídicas das nossas atuais instituições e práticas administrativas. Trata-se de uma forma de estabelecer a conexão de sentidos entre estruturas, acontecimentos e representações. Nessa direção, este ensaio tem o propósito de apresentar e discutir, de forma breve, os achados e omissões da historiografia recente da administração pública brasileira e as contribuições que a leitura crítica do pensamento social pode oferecer para desfazer mitos sobre essa herança histórica. Seu propósito consiste em examinar, de um ponto de vista crítico, a perspectiva evolucionista da historiografia e a abordagem culturalista do pensamento social que informam análises e diagnósticos sobre a administração pública brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Lustosa da Costa, F. (2018). História, narrativa e representações da administração pública brasileira. Revista Do Serviço Público, 69, 31 - 52. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i0.3582

Edição

Seção

Especial: Repensando o Estado Brasileiro (encerrada)