Gestão do Conhecimento no setor público: um estudo de caso por meio do método OKA

Autores

  • Cristiano Trindade de Angelis

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v62i2.66

Resumo

Dentre os modelos de avaliação e diagnóstico de gestão do conhecimento pesquisados na literatura, selecionou-se o método de Avaliação do Conhecimento Organizacional (Organizational Knowledge Assessment – OKA) elaborado pelo World Bank Institute (WBI), do Banco Mundial, como um modelo com capacidade de avaliar e diagnosticar a situação da Gestão do Conhecimento (GC) em uma organização. O método OKA foi concebido para avaliar a capacidade e o nível de preparação de uma organização na utilização adequada de seus ativos intelectuais. O artigo propõe realizar um diagnóstico da gestão do conhecimento na Secretaria do Patrimônio da União (SPU), pertencente ao Ministério do Planejamento. Durante a pesquisa na SPU usando o método OKA surgiu a necessidade de formular uma política de gestão do conhecimento, isto é, um plano estratégico de GC. A pesquisa concluiu que o método OKA é uma ferramenta útil para diagnosticar e avaliar a GC na SPU e na concepção de um plano estratégico de GC, definidor de ações, práticas de apoio e orientações às políticas e processos de conhecimento da organização.

Palavras-chave: Conhecimento; gestão do conhecimento; setor público; método OKA

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Publicado

2014-01-27

Como Citar

Angelis, C. T. de. (2014). Gestão do Conhecimento no setor público: um estudo de caso por meio do método OKA. Revista Do Serviço Público, 62(2), p. 137-166. https://doi.org/10.21874/rsp.v62i2.66

Edição

Seção

Artigos