Escala de competências para os Analistas em Tecnologia da Informação (ATI): desenvolvimento e evidências de validade

Autores

  • Aleksandra Pereira Santos Universidade de Brasília e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i2.859

Palavras-chave:

mapeamento por competência, competência – análise, administração federal - Brasil

Resumo

A consolidação do modelo de gestão por competências na administração pública federal passa, necessariamente, pelo investimento na qualidade das medidas ou das avaliações de competências. Nesse sentido, o presente artigo descreve o processo de desenvolvimento e verificação de evidências de validade de uma escala de competências para o cargo de Analista em Tecnologia da Informação (ATI). O instrumento foi elaborado a partir de pesquisas documental e de campo, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. O questionário foi respondido por 211 servidores e os dados foram analisados por meio de análise descritiva, fatorial e testes não paramétricos. A análise fatorial revelou a existência de cinco fatores: competências técnico-normativas, comportamentais, de suporte, de gestão em tecnologia da informação (TI), e instrumentais. Quando verificadas diferenças entre grupos, essas foram significativas quando se considera a expressão de competências de gestão em TI e horas de treinamento. A elaboração desse instrumento pode contribuir para o fortalecimento institucional do cargo por meio de seu uso nos processos de gestão e também para a investigação das variáveis individuais e de contexto de trabalho associadas à expressão dessas competências.

 

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Biografia do Autor

Aleksandra Pereira Santos, Universidade de Brasília e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília com estágio sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, Portugal. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (2001) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2007). Pertence à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 2002. Pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília, no Mestrado Profissional em Administração Pública. Atualmente é Vice-Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp).

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

Santos, A. P. (2018). Escala de competências para os Analistas em Tecnologia da Informação (ATI): desenvolvimento e evidências de validade. Revista Do Serviço Público, 69(2), 146-163. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i2.859

Edição

Seção

Artigos