Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil
Palavras-chave:
Indicadores, Monitoramento, Políticas SociaisResumo
O objetivo do texto é discutir as potencialidades e limitações do uso das informações estatísticas produzidas pelo IBGE e os registros administrativos de órgãos públicos para a construção de indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Inicia-se com uma apresentação sobre os aspectos conceituais básicos acerca dos indicadores sociais, suas propriedades e formas de classificação. Depois, discute-se uma proposta de estruturação de um sistema de indicadores para subsidiar o processo de formulação e avaliação de políticas e programas públicos no País. Conclui-se o texto advogando-se a necessidade de estruturar sistemas de indicado res que se apóiem na busca de informações já existentes em fontes secundárias e na produção de dados no âmbito dos próprios programas.
Downloads
Referências
CANO, I. Avaliação de programas sociais . Rio de Janeiro: FGV, 2002.
CARLEY, Michael. Indicadores sociais: teoria e prática. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
COSTA, F.L.; CASTANHAR, J.C. Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos. Revista Brasileira de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n.5, pp.969- 992, 2003.
COHEN, E.; FRANCO, R. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes, 2000.
ENSSLIN, Leonardo et al. Apoio à decisão: metodologias para estruturação de problemas e avaliação multicritério de alternativas . Florianópolis, SC: Insular, 2001, v. 1, p.296.
GARCIA, R.C. Subsídios para organizar avaliações da ação governamental. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, v. 23, n. 7, p. 70, 2001.
GUIMARÃES, J. R. S.; JANNUZZI, P. M. IDH, indicadores sintéticos e suas aplicações em políticas públicas: uma análise crítica. In: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 14. Anais... Caxambu, 2004.
IBGE. Indicadores sociais municipais. Rio de Janeiro: 2002.
JANNUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fonte de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2001.
_______ . Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 51-72, jan./fev. 2002.
LINS, M.E; MEZA, L. A. Análise envoltória de dados e perspectivas de integração no ambiente de apoio à decisão. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2000.
MARTINE, G.; CARVALHO, J. A. M.; ÁRIAS, A. R. Mudanças recentes no padrão demográfico brasileiro e implicações para a agenda social . Brasília, IPEA, 1994. (Texto para Discussão n. 345).
MILES, I. Social indicators for human development. New York: St. Martin´s Press, 1985. Nacões Unidas. Handbook of social indicators. Nova York: 1988.
OMS. Catalogue of health indicators . Genebra: 1996.
ROCHA, S. Pobreza: do que se trata afinal. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
ROCHE, C. Avaliação de impacto dos trabalhos de ONGs. São Paulo: Cortez, 2002.
RYTEN, J. Should there be a human development index? Statistique, Développement et Droits de l´Homme Seminar, Montreaux, Setembre, 2000.
SEADE. Monitoração de prioridades de desenvolvimento com equidade social. In: Keinert, Tânia; Karruz, Ana Paula (Orgs.). Qualidade de vida: observatórios, experiências e metodologias. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Serviço Público
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).