A xenofobia e seus impactos em docentes imigrantes na educação superior brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v76i3.11196Palavras-chave:
xenofobia, docente estrangeiro, educação superior, interncaionalização da educação, xenofobia docenteResumo
A xenofobia no ambiente educacional é um desafio relevante para a internacionalização da educação e para a integração de docentes e discentes imigrantes. A pesquisa objetiva analisar a percepção dos docentes estrangeiros sobre as manifestações xenofóbicas no ambiente da educação superior federal brasileira, identificando as principais formas de ocorrência, qual o impacto sobre o nível de bem-estar; e analisar se as instituições possuem políticas/programas capazes de garantir o respeito e a diversidade cultural. Para a metodologia, utilizou-se o levantamento de dados como procedimento técnico para a coleta dos dados. A pesquisa baseia-se na percepção de 205 docentes não brasileiros natos da rede federal de educação superior, cujo tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo. Os resultados deste estudo indicam que, de fato, ocorre a xenofobia docente no ambiente da educação superior federal brasileira, desenvolvendo-se de diferentes formas, afetando diretamente o bem-estar e o desempenho profissional dos pesquisados. Além disso, na visão da maioria dos participantes, as administrações das universidades não agem de maneira adequada para inibir a ocorrência de atos xenofóbicos.
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