A xenofobia e seus impactos em docentes imigrantes na educação superior brasileira

Autores

  • Antonio Andretti Albuquerque da Costa Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Mossoró – RN, Brasil 0009-0009-5113-466X
  • Napiê Galvê Araújo Silva Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Mossoró – RN, Brasil 0000-0002-7966-3311

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v76i3.11196

Palavras-chave:

xenofobia, docente estrangeiro, educação superior, interncaionalização da educação, xenofobia docente

Resumo

A xenofobia no ambiente educacional é um desafio relevante para a internacionalização da educação e para a integração de docentes e discentes imigrantes. A pesquisa objetiva analisar a percepção dos docentes estrangeiros sobre as manifestações xenofóbicas no ambiente da educação superior federal brasileira, identificando as principais formas de ocorrência, qual o impacto sobre o nível de bem-estar; e analisar se as instituições possuem políticas/programas capazes de garantir o respeito e a diversidade cultural. Para a metodologia, utilizou-se o levantamento de dados como procedimento técnico para a coleta dos dados. A pesquisa baseia-se na percepção de 205 docentes não brasileiros natos da rede federal de educação superior, cujo tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo. Os resultados deste estudo indicam que, de fato, ocorre a xenofobia docente no ambiente da educação superior federal brasileira, desenvolvendo-se de diferentes formas, afetando diretamente o bem-estar e o desempenho profissional dos pesquisados. Além disso, na visão da maioria dos participantes, as administrações das universidades não agem de maneira adequada para inibir a ocorrência de atos xenofóbicos.

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Biografia do Autor

Antonio Andretti Albuquerque da Costa, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Mossoró – RN, Brasil

Mestrando em Administração Pública na Universidade Federal Rural do Semiárido (PROFIAP/UFERSA). Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Servidor público na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Napiê Galvê Araújo Silva, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Mossoró – RN, Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Economia, Bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Albuquerque da Costa, A. A., & Araújo Silva, N. G. (2025). A xenofobia e seus impactos em docentes imigrantes na educação superior brasileira . Revista Do Serviço Público, 76(3), 511-537. https://doi.org/10.21874/rsp.v76i3.11196