A construção de políticas de acessibilidade e inclusão em universidades federais

o caso da Universidade Federal do Rio Grande (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v76i4.11359

Palavras-chave:

inclusão, acessibilidade, política pública, modelo dos múltiplos fluxos

Resumo

Este artigo nasceu do interesse em compreender a construção de políticas de acessibilidade e inclusão dentro de universidades federais. O objetivo foi analisar os processos que levam uma questão a entrar na agenda de decisão em uma organização complexa como uma universidade, até que se torne uma política efetiva. Para isso, examinou-se o processo que deu origem à Política de Acessibilidade e Inclusão na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tomando como base analítica aportes das áreas de políticas públicas e teoria organizacional. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, com foco na realização de entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos no processo de construção desta política, bem como análise documental de atas de reuniões e demais documentos produzidos pela universidade ao longo do processo. O principal achado da pesquisa diz respeito à confluência dos três fluxos – problema, solução e política – e a abertura de uma janela de oportunidade política que possibilitou a entrada na agenda e a construção da política de acessibilidade e inclusão da FURG.

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Biografia do Autor

Bruna da Cruz Schneid, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas – RS, Brasil

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal de Pelotas (PROFIAP-UFPel). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Márcio Barcelos, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas – RS, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

da Cruz Schneid, B., & Barcelos, M. . (2025). A construção de políticas de acessibilidade e inclusão em universidades federais: o caso da Universidade Federal do Rio Grande (RS). Revista Do Serviço Público, 76(4), 570-591. https://doi.org/10.21874/rsp.v76i4.11359