Ecologia marinha
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2141Resumo
Os oceanos cobrem cerca de 72% da superfície da terra. É por isso que já se disse que o nome deste planeta deveria ser água e não Terra! Apesar disso, apenas 7 a 8% da proteína consumida pelo homem provêm dos oceanos. A pesca costeira é hoje muito cara, devido ao alto custo dos combustíveis, lubrificantes, salários, reparos, etc. A pesca de alto-mar é então muito mais cara ainda. Além disso, vários produtos da pesca são considerados nobres, isto é, destinados apenas a classes mais elevadas da sociedade, dado seu alto preço, como é o caso dos camarões, das lagostas, lagostins e de várias espécies de peixes. Já peixes como a sardinha são destinados às classes mais pobres. É por tudo isso que o grande futuro do oceano como fonte de proteínas, cada vez mais, não está na pesca, mas sim na aquacultura, na criação de peixes, ostras, mariscos, camarões, algas, etc. Um fato que ressalva essa perspectiva é que os oceanos estão longe de serem extremamente ricos como muitos pensaram no passado — o inesgotável futuro celeiro da humanidade. Em realidade, apenas duas regiões oceânicas são efetivamente produtivas, a dos estuários e as de ressurgência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).