Desenvolvimento de tecnologia própria. Áreas selecionadas de investimentos
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v40i3.2204Resumo
Obviamente, quem produz um produto tecnologicamente avançado, como é o caso da Embraer, que enfrenta pesada competição no mercado internacional, e que age numa área de rápida evolução da tecnologia, como aliás o Mr. Dealy acabou de mencionar, no caso da empresa que ele dirigiu essas características fazem com que qualquer empresa, para sobreviver neste ambiente, tinha que fazer pesados investimentos no desenvolvimento de tecnologia própria. É praticamente impossível na área aeroespacial, hoje, uma empresa ter porte internacional se não possuir capacidade de desenvolvimento de tecnologia própria. E onde estão esses investimentos em tecnologia? Selecionar-se-ão, a seguir alguns pontos principais onde uma empresa investe pesadamente no desenvolvimento da tecnologia própria. Antes de tudo, e o mais importante, a meu ver, é o treinamento de pessoal, porque a rápida evolução da tecnologia faz com que a obsolência dos equipamentos dos sistemas de testes, dos auxílios para o desenvolvimento, laboratórios, etc., tenham mortalidade muito rápida. A única coisa que não tem uma mortalidade rápida em termos de investimentos é um treinamento eficiente e avançado do pessoal técnico; e esse sempre tem um retorno garantido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).