Desenvolvimento Nacional e Fortalecimento do Potencial
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v0i4.2853Resumo
Ao findar-se o longo período feudal e começar a influência decisiva da era tecnológica com a intensificação da urbanização, várias modificações sofreu o processo de evolução social. A primeira alteração foi o aumento progressivo da população mundial. A segunda, foi a organização dos grupos profissionais de trabalho concomitante com a intensificação da urbanização. A terceira, foi a queda das oligarquias feudais e nobres provocada justamente pela nova classe que se tornava mais forte pelas duas condições inicialmente enunciadas: a classe burguesa. O quarto acontecimento foram as descobertas geográficas, diversificando as matérias-primas, incorporando novos povos e aumento consequente da capacidade consumidora. Em quinto lugar verificou-se a expansão de consumo de produtos e bens apenas destinados até então a uma minoria privilegiada. Vigoraram durante muito tempo as regalias a favor de certa classe social e que continuaram a existir sob a forma de uma segregação política e social. Com a queda das oligarquias que se utilizavam do Poder para manter suas regalias e vantagens, começou o povo a sentir que, realmente, de sua decisão dependiam muitas das formas e fontes do Poder Político, justamente o que dominava a favor de um grupo as vantagens e os privilégios, inclusive, no processo educacional e cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).