Fundamentos e Fatores Psico-sociais do Poder Nacional
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v0i1.2787Resumo
No sentido etimológico, Tecnologia deveria ser o estudo da técnica. No entanto, na conceituação corrente engloba o termo a própria ação do emprego de vários fatores, sobressaindo a Ciência, em suas possibilidades de aplicação prática imediata conjugada e coordenada, em decorrência de sua contribuição corrente na formação técnica. A Técnica, em sua manifestação mais aperfeiçoada pela Ciência e pela experimentação, entra eficientemente na formação tecnológica e na sua própria ação. Por outro lado, a disciplina, a orientação e a ordenação decorrente da racionalização, a que denominamos usualmente Organização, constituem fatores importantes da somática tecnológica. Assim, pois, o conceito de Tecnologia engloba Ciência, Técnica e Organização. Esta última antecede mesmo as duas outras em sua manifestação prática, dado que na aquisição de valores técnicos, na linha de conduta do estudo e das pesquisas científicas e, sobretudo, na eficácia de tais esforços, contribui a organização com forte contingente de sucesso. O próprio estudo da técnica ou da tecnologia exige a aplicação de princípios e fundamentos científicos já incorporados ao conhecimento humano e em constante fluxo de novas aquisições, inovações, renovações e transformações. A própria Pesquisa científica, e o estudo da ciência exigem certo grau de disciplina e ordenação orientadoras dos caminhos que conduzirão a novas verdades científicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).