O Sistema do mérito e as Aptidões Humanas
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v0i2.2953Resumo
Vivemos uma era de elevado interesse nos feitos do homem. Falar dos nossos tempos como era atômica ou era espacial é não compreender a sua totalidade. São termos corriqueiros que superestimam os sucessos da física e ciências correlatas. Ou pior ainda: há nisso algo de alarmante, algo que ameaça a humanidade como se se tratasse do triunfo da matéria sobre o espírito. Prefiro pensar, mais esperançadamente, que estamos no limiar da “era do homem”. Nunca antes estudamos tanto a nós próprios: despertamos para a necessidade de compreensão da motivação humana, e cientistas sociais investigam e tratam da nossa saúde mental e profissional. A ameaça de aniquilamento faz-nos reunir todos os esforços para solucionar as divergências internacionais; a tolerância e a compreensão inter-racial, apesar de tensões e pressões, alcança um nível novo. Não é apenas o bem-estar físico e moral que preocupa os governos nacionais e internacionais de toda parte, mas também o desenvolvimento e utilização das aptidões humanas. Transforma-se isso num problema universal; c por tal motivo a educação pública vem adquirindo um significado novo e mais amplo. Exatamente como no Racionalismo, no Renascimento e na época dos descobrimentos triunfaram o pensamento e o espírito humano, esperamos da mesma maneira poder encarar as aspirações do período corrente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).