O Sistema do mérito e as Aptidões Humanas
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v0i2.2953Resumen
Vivemos uma era de elevado interesse nos feitos do homem. Falar dos nossos tempos como era atômica ou era espacial é não compreender a sua totalidade. São termos corriqueiros que superestimam os sucessos da física e ciências correlatas. Ou pior ainda: há nisso algo de alarmante, algo que ameaça a humanidade como se se tratasse do triunfo da matéria sobre o espírito. Prefiro pensar, mais esperançadamente, que estamos no limiar da “era do homem”. Nunca antes estudamos tanto a nós próprios: despertamos para a necessidade de compreensão da motivação humana, e cientistas sociais investigam e tratam da nossa saúde mental e profissional. A ameaça de aniquilamento faz-nos reunir todos os esforços para solucionar as divergências internacionais; a tolerância e a compreensão inter-racial, apesar de tensões e pressões, alcança um nível novo. Não é apenas o bem-estar físico e moral que preocupa os governos nacionais e internacionais de toda parte, mas também o desenvolvimento e utilização das aptidões humanas. Transforma-se isso num problema universal; c por tal motivo a educação pública vem adquirindo um significado novo e mais amplo. Exatamente como no Racionalismo, no Renascimento e na época dos descobrimentos triunfaram o pensamento e o espírito humano, esperamos da mesma maneira poder encarar as aspirações do período corrente.
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