Códigos de ética em sistemas de governança pública: um estudo comparativo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Coréia do Sul

Palavras-chave: governança pública, código de ética, estudo comparado

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar comparativamente os elementos centrais dos códigos de ética do serviço público do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Coréia do Sul, por serem um instrumento fundamental em sistemas de governança pública. Os autores centram sua revisão de literatura na relação entre ética e o poder discricionário na administração pública no âmbito da Nova Administração Pública. A revisão concentra-se também nos conceitos de código de ética e sistemas de gestão de ética. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa coloca foco nos códigos de ética dos referidos países, utilizando categorias de análise de estudos internacionais. Os resultados indicam diferenças de conteúdo entre os códigos investigados – como a motivação dos códigos e a forma como as sanções são tratadas – e, por fim, são apontadas contribuições para a revisão ou ampliação dos códigos de ética na administração pública brasileira de forma a contribuir com a governança pública.

Biografia do Autor

Gabriella Rodrigues da Graça, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Analista de Operações Gerenciais da República.org, com atuação em planejamento administrativo e financeiro de projetos. Gestora Pública pela UFRJ e University of Washington; Graduanda em administração pela UFRJ.

Fernanda Filgueiras Sauerbronn, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Administração e Mestre em Administração Pública, pela FGV/EBAPE, Professora Associada da UFRJ, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Pesquisadora nas áreas de Gestão Pública, Accountability e Governança com abordagens críticas e qualitativas. Coordenadora do PPGCC/UFRJ, bolsista de produtividade CNPQ, membro de corpo editorial de diversos periódicos nacionais e internacionais. . 

Publicado
2020-06-17
Como Citar
da Graça, G., & Sauerbronn, F. (2020). Códigos de ética em sistemas de governança pública: um estudo comparativo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Coréia do Sul. Revista Do Serviço Público, 71(2), 297 - 329. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3160