Códigos de ética em sistemas de governança pública: um estudo comparativo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Coréia do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3160

Palavras-chave:

governança pública, código de ética, estudo comparado

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar comparativamente os elementos centrais dos códigos de ética do serviço público do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Coréia do Sul, por serem um instrumento fundamental em sistemas de governança pública. Os autores centram sua revisão de literatura na relação entre ética e o poder discricionário na administração pública no âmbito da Nova Administração Pública. A revisão concentra-se também nos conceitos de código de ética e sistemas de gestão de ética. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa coloca foco nos códigos de ética dos referidos países, utilizando categorias de análise de estudos internacionais. Os resultados indicam diferenças de conteúdo entre os códigos investigados – como a motivação dos códigos e a forma como as sanções são tratadas – e, por fim, são apontadas contribuições para a revisão ou ampliação dos códigos de ética na administração pública brasileira de forma a contribuir com a governança pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Rodrigues da Graça, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Analista de Operações Gerenciais da República.org, com atuação em planejamento administrativo e financeiro de projetos. Gestora Pública pela UFRJ e University of Washington; Graduanda em administração pela UFRJ.

Fernanda Filgueiras Sauerbronn, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Administração e Mestre em Administração Pública, pela FGV/EBAPE, Professora Associada da UFRJ, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Pesquisadora nas áreas de Gestão Pública, Accountability e Governança com abordagens críticas e qualitativas. Coordenadora do PPGCC/UFRJ, bolsista de produtividade CNPQ, membro de corpo editorial de diversos periódicos nacionais e internacionais. . 

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

da Graça, G. R., & Sauerbronn, F. F. (2020). Códigos de ética em sistemas de governança pública: um estudo comparativo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Coréia do Sul. Revista Do Serviço Público, 71(2), 297 - 329. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3160

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)