Análise da modalidade regime diferenciado de contratação nas licitações do DNIT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i1.3449

Palavras-chave:

Regime Diferenciado de Contratação (RDC), licitações de obras do DNIT, eficiência na gestão pública

Resumo

Desde 2012 o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem utilizando o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e pesquisas estão sendo realizadas para verificar a efetividade dos seus objetivos. A proposta deste artigo consiste na avaliação das contribuições relacionadas à eficiência na aplicação do RDC nas obras de infraestrutura de transportes do DNIT. Para tanto, foram verificados prazos de licitações, descontos ofertados e o número de concorrentes de 91 lotes de obras de RDC, cujos editais de licitação foram divulgados no período de 2015 a 2017, nas diversas unidades regionais do DNIT e na sua sede em Brasília. Ao comparar os valores obtidos com os encontrados na bibliografia, observa-se que nas licitações de RDC houve uma redução nos prazos médios dos certames e um aumento no desconto médio ofertado, sendo mais evidente quando os orçamentos não são sigilosos. Os resultados da pesquisa contribuem como referência aos legisladores que pretendem aprimorar ou popularizar o RDC, bem como aos gestores do DNIT na condução dos processos licitatórios.

Downloads

Publicado

2020-03-23

Como Citar

ALVES, K. D. R., SANTAREM, L. M. S., & DE ANDRADE, T. (2020). Análise da modalidade regime diferenciado de contratação nas licitações do DNIT. Revista Do Serviço Público, 71(1). https://doi.org/10.21874/rsp.v71i1.3449

Edição

Seção

Artigos