O Curso de especialização em Gestão Pública Avançada da Fundação Escola de Governo de Santa Catarina frente a modelos de administração pública:
perspectiva dos egressos sob sua formação
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v71i4.4101Palavras-chave:
Escolas de Governo; Modelos de Administração Pública; Formação de servidores públicosResumo
O presente artigo objetiva analisar qual tendência tem prevalecido, em termos dos modelos de
administração pública (AP), na formação de especialistas em gestão pública egressos do curso
Gestão Pública Avançada (GPA) da Fundação Escola de Governo de Santa Catarina (ENA). É uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos
procedimentos metodológicos, foram utilizados pesquisa bibliográfica, análise documental
e survey, por meio de um questionário aplicado a egressos do curso GPA. Os dados coletados
foram analisados considerando as seguintes categorias: práticas de gestão, papel do servidor,
responsividade, funções administrativas, política pública, accountability, interesse público e tipos de
coprodução. Entre os principais resultados, observa-se a prevalência dos seguintes paradigmas de
administração pública na formação dos egressos do curso GPA: Nova Gestão Pública, nas categorias
de análise práticas de gestão, papel do servidor, responsividade, funções administrativas, política
pública e accountability; Modelo Burocrático, na categoria práticas de gestão; e Modelos ou Propostas
Emergentes nas categorias interesse público e tipos de coprodução. O estudo demonstrou que a
formação dos egressos do curso GPA tende a se alinhar, com mais intensidade, às práticas associadas
à Nova Gestão Pública, com ênfase na formação técnica em detrimento da formação política. Assim,
considerando o objetivo da ENA com o curso GPA, fazem-se necessárias inovações nas práticas de
ensino mais afinadas com os modelos emergentes de administração pública. Este estudo pode ser
utilizado como subsídio para outras investigações, bem como tais resultados podem servir para o
aperfeiçoamento de políticas de formação e capacitação de servidores públicos.
Downloads
Referências
ABREU, Ana Cláudia Donner; HELOU, Ângela Regina Heinzen Amin; FIALHO, Francisco Antônio Pereira. Possibilidades epistemológicas para a ampliação da teoria da administração pública: uma análise a partir do conceito do novo serviço público. Cadernos Ebape.BR, Rio de Janeiro, v 11, n. 1, artigo 7, dez, 2013. Disponível em: . Acesso em 09 de jul. 2017.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: versão atualizada até a Emenda n. 90/2015. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/con1988_15.09.2015/art_39_.asp>. Acesso em: 26 mai. 2017.
______. Presidência da República. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), 1995.
BITTENCOURT, Maryângela A.; ZOUAIN, Deborah M. Escolas de governo e a profissionalização do servidor público: estudo dos casos da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas — Espea e da Fundação Escola de Serviço Público Municipal de Manaus — FESPM. Revista Adm. Made, Rio de Janeiro. v. 14, n. 3, p. 75-94, 2010. Disponível em: < http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/viewFile/%2083/81>. Acesso em: 23 set. 2017
CAPELARI, Mauro Guilherme Maidana et al. Alberto Guerreiro Ramos: contribuições do reducionismo sociológico para a construção do campo científico da administração pública no Brasil. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD, 8, Gramado. Anais Eletrônicos... Gramado, ANPAD, 2014. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2014_EnEO47.pdf>. Acesso em: 24 set. 2017.
COSTA, Frederico Lustosa. Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. RAP. Rio de Janeiro, 42(5):829-74, SET/OUT. 2008.
COUTINHO, Marcelo James Vasconcelos. Administração pública voltada para o cidadão: quadro teórico-conceitual. Revista do Serviço Público, Brasília, ano 51, n. 3, p. 41-73, jul. /set., 2000. Disponível em: <https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/331/337>. Acesso em: 22 jul. 2017.
DENHARDT, Robert. Teorias da Administração Pública. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
ESCOLA DE GESTÃO DO PARANÁ. Conheça a Escola de Gestão! Disponível em: <https://sway.com/48KfRijXoBsn2w3g>. Acesso em: 09 jun. 2017.
FARIA, Cláudia Feres. Estado e organizações da sociedade civil no Brasil contemporâneo: construindo uma sinergia positiva? Revista de Sociologia Política, Curitiba, v. 18, n. 36, p. 187-204, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsocp/v18n36/12.pdf>. Acesso em: 25. Jun. 2017.
FARIA, José Henrique; MENEGHETTI, Francis Kanashiro. Burocracia como organização, poder e controle. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, vol.51, n.5, p.424-439, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v51n5/a02v51n5.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2017.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE GOVERNO – ENA. Parecer nº 12/2013 ENA/COJUR/PROCESSO Nº 18139/34/2013. Florianópolis, 2013. Disponível em: <http://www.enabrasil.sc.gov.br/assets/gpa/04062014/parecer-de-dispensa-de-licitacao.pdf> Acesso em: 04 de jun. 2017.
______. Biblioteca. Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão pública Avançada GPA. Florianópolis, 2015. 43 p.
______. Biblioteca. Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI. Florianópolis, 2016. 128 p.
FERRAREZI, Elisabete; TOMACHESKI, João A. Mapeamento da oferta de capacitação nas escolas de governo no Brasil: gestão da informação para fortalecimento da gestão pública. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 61, n. 3, p. 287-303, 2010. Disponível em: <https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/51/47>. Acesso em: 6 jun. 2017
FERNANDES, Ciro Campos Christo. O papel das escolas de governo para a mudança. In: Congresso de Gestão Pública, 10, 2016. Rio Grande do Norte. Slides... Rio Grande do Norte: Escola de Governo, 2016.Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B9oKxCuwBko-ckVHcVRVanpQdFk/view> Acesso em: 11 jun. 2017.
______. Escolas de governo: conceito, origens, tendências e perspectivas para sua institucionalização no Brasil. In: Congresso CONSAD de Gestão Pública, 8, 2015, Brasília. Anais Eletrônicos... Brasília, CONSAD, 2015. Disponível em: http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/arquivos/File/2015/VIII_Consad/027.pdf>. Acesso em: 25 de mai. 2017
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA. Os movimentos sociais e a construção democrática: sociedade civil, esfera pública e gestão participativa. Revista ideias, n. 5/6, p. 7-22, 1999.
KEINERT, Tania Margarete Mezzomo. Administração Pública no Brasil: crises e mudanças de paradigmas. 2. ed. São Paulo: Fapesp, 2007.
KISSLER, Leo; HEIDEMANN, Francisco Gabriel. Governança púbica: Novo modelo regulatório para as relações entre Estado, Mercado e Sociedade. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 3, p. 479-99, mai/jun, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122006000300008>. Acesso em: 26 ago. 2017.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de Gestão Pública Contemporânea. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MORETTO NETO, Luis; SALM, Vanessa Marie; BURIGO, Victor. A Coprodução dos Serviços Públicos: modelos e modos de gestão. Revista de Ciência da Administração, Santa Catarina, v. 6, n. 39, p. 164-178, ago. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2014v16n39p164>. Acesso em: 25 set. 2017.
NASSUNO, Marianne. Burocracia e participação: a gestão no orçamento de Porto Alegre. Vinhedo: Horizonte, 2011.
PACHECO, Regina Silvia. Escolas de governo como centros de excelência em gestão pública: a perspectiva da ENAP-Brasil. Revista do Serviço Público, v. 53, n. 1, p. 77-90, 2002.
PAULA, Ana Paula de Paes. Por uma nova gestão pública. Rio de Janeiro: FGV, 2005a.
_____. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, vol. 45, n. 1, p. 36-49, jan/mar, 2005b. Disponível em: <http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75902005000100005.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2017.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, v. 120, n. 1, p. 07-40, 1996. Disponível em <https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/702/550>. Acesso em: 2 jul. 2017.
______. Reforma do Estado para a cidadania. A reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. São Paulo/Brasília: 34/ENAP, 1998.
______. A reforma do Estado nos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Lua Nova: Revista de Cultura e Política. São Paulo, n. 45, p. 49-95, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n45/a04n45.pdf> Acesso em: 3 jul. 2017.
ROCHA, Arlindo Carvalho. Accountability na Administração Pública: Modelos Teóricos e Abordagens. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, v. 14, n. 2, p. 82-97, mai/ago, 2011. Disponível em: <https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/viewFile/314/pdf_162>. Acesso em: 16 ago. 2017.
_____. Accountability na Administração Pública: a Atuação dos Tribunais de Contas. In: Encontro da ANPAD, 36, 2009, São Paulo. Anais eletrônico... São Paulo: ENAPAD, 2009. Disponível em <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/APS716.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2017.
RONCONI, Luciana Francisco de Abreu; DEBETIR, Emiliana; DE MATTIA, Clenia. Conselhos Gestores de Políticas Públicas: Potenciais Espaços para a Coprodução dos Serviços Públicos. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, v. 14, n. 3, p. 46-59, set/dez, 2011. Disponível em < https://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/380/pdf_170>. Acesso em: 28 ago. 2017.
RONCONI, Luciana Francisco de Abreu. A Secretaria Nacional de Economia Solidária: uma experiência de governança pública. 2008. Tese (doutorado em Sociologia Política), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
SANTA CATARINA. Constituição (1989). Constituição do Estado de Santa Catarina: versão atualizada até a Emenda n. 49/2009. Disponível em: <http://www.alesc.sc.gov.br/portal/legislacao/docs/constituicaoEstadual/CESC_16_11_2009.pdf>. Acesso em: 08 de jun. 2017;
______. Lei complementar n. º 446, de 24 de junho de 2009. Institui a Fundação de Amparo à Escola Nacional de Administração - ENA Brasil e estabelece outras providências. Disponível em: <http://leis.alesc.sc.gov.br/html/2009/446_2009_lei_complementar.html> Acesso em 31 de mai. 2017.
SALM, José Francisco; MENEGASSO, Maria Ester. Os modelos de administração pública como estratégias complementares para a coprodução do bem público. Revista de Ciências da Administração, Santa Catarina, v. 11, n. 25, p. 97-114, set/dez, 2009. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2009v11n25p83>. Acesso em: 18 set. 2017.
______. Proposta de modelos para a coprodução do bem público a partir das tipologias de participação. In: ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 24, 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos. Rio de Janeiro: ANPAD, 2010.
SARAIVA, Luiz Alex Silva. Cultura organizacional em ambiente burocrático. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 6 n.1, p. 187-207, jan/abr., 2002. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552002000100011>. Acesso em: 14 ago. 2017.
SOUZA, Eda Castro Lucas de. A capacitação administrativa e a formação de gestores governamentais. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 73-88, 2002. Disponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/6428/5012>. Acesso em: 13 ago. 2017.
VALADARES, Josei Lopes; EMMENDOERFER, Magnus Luiz; SILVA, Gustavo Melo; SOAREZ, Érica Beranger Silva. Modernização da Administração Pública de Minas Gerais - um estudo exploratório do cargo de empreendedor público. In: Encontro da ANPAD, 34, 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro, ENANPAD, 2010. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/apb2431.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Serviço Público
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).