O Curso de especialização em Gestão Pública Avançada da Fundação Escola de Governo de Santa Catarina frente a modelos de administração pública:

perspectiva dos egressos sob sua formação

Autores

  • Welliton Saulo Da Costa Fundação Escola de Governo - ENA
  • Luciana Francisco de Abreu Ronconi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG)
  • Elaine Cristina de Oliveira Menezes Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Escolas de Governo; Modelos de Administração Pública; Formação de servidores públicos

Resumo

O presente artigo objetiva analisar qual tendência tem prevalecido, em termos dos modelos de
administração pública (AP), na formação de especialistas em gestão pública egressos do curso
Gestão Pública Avançada (GPA) da Fundação Escola de Governo de Santa Catarina (ENA). É uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos
procedimentos metodológicos, foram utilizados pesquisa bibliográfica, análise documental
e survey, por meio de um questionário aplicado a egressos do curso GPA. Os dados coletados
foram analisados considerando as seguintes categorias: práticas de gestão, papel do servidor,
responsividade, funções administrativas, política pública, accountability, interesse público e tipos de
coprodução. Entre os principais resultados, observa-se a prevalência dos seguintes paradigmas de
administração pública na formação dos egressos do curso GPA: Nova Gestão Pública, nas categorias
de análise práticas de gestão, papel do servidor, responsividade, funções administrativas, política
pública e accountability; Modelo Burocrático, na categoria práticas de gestão; e Modelos ou Propostas
Emergentes nas categorias interesse público e tipos de coprodução. O estudo demonstrou que a
formação dos egressos do curso GPA tende a se alinhar, com mais intensidade, às práticas associadas
à Nova Gestão Pública, com ênfase na formação técnica em detrimento da formação política. Assim,
considerando o objetivo da ENA com o curso GPA, fazem-se necessárias inovações nas práticas de
ensino mais afinadas com os modelos emergentes de administração pública. Este estudo pode ser
utilizado como subsídio para outras investigações, bem como tais resultados podem servir para o
aperfeiçoamento de políticas de formação e capacitação de servidores públicos.

Biografia do Autor

Welliton Saulo Da Costa, Fundação Escola de Governo - ENA

Graduado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006), especialização em Direito Material e Processual Civil pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC em Convênio com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina - ESMESC (2010) e Especialização em Gestão Pública Avançada pela Fundação Escola de Governo - ENA (2017)

Luciana Francisco de Abreu Ronconi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG)

Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-doutorado na Universidade Técnica de Lisboa, no âmbito do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações do Instituto Superior de Economia e Gestão. Professora do Curso de Administração Pública do Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública - NISP e do Grupo de Pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão.

Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAG/UDESC (2015). Professora do Curso de Gestão/Administração Pública da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão.

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

Da Costa, W. S., Ronconi, L. F. de A., & Menezes, E. C. de O. (2020). O Curso de especialização em Gestão Pública Avançada da Fundação Escola de Governo de Santa Catarina frente a modelos de administração pública: : perspectiva dos egressos sob sua formação. Revista Do Serviço Público, 71(04), 954-986. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4101

Edição

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Artigos