A preparação de servidores para o serviço público brasileiro

A escola de serviço público

Autores

  • Waldyr Dos Santos
  • Stella De Souza Pessanha

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v81i2-3.4168

Resumo

O início do atual processo de industrialização do Brasil teve como causa
preponderante a crise cambial conseqüente à depressão dos últimos anos da
decada de 20.
Este fenômeno, que nos lançou na fase transitória que nos ccnduz ao
pleno desenvolvimento e plena autonomia, refletiu-se cm todos os setores da
vida do país, repercutindo expressivamente na administração pública.
N a superação da fase de subdesenvolvimento, tornou-se exigência imperiosa
a existência de uma edministração pública eficiente, isto é, do elemento
que constitui a própria “medula do govêrno moderno: uma burocracia eficaz”.
De fato, a própria situação de subdesenvolvimento ou de transição dessa
fase para a industrialização, importando na exigüidade de capitais privados,
faz do Estado o grande empreendedor.
Assim, a necessidade crescente de verdadeiro serviço público não poderia
ser atingida pela m áquina governamental que fôra constituída na fase de
subdesenvolvimento ou semicolonialismo e que tinha as suas raízes na “política
de clientela”, com tôdas as suas implicações. Chegamos, assim, ao primeiro
grande “hiato cultural” dentre os vários que a crescente industrialização
do país nos iria criar: A função pública de que necessitava a sociedade brasileira
não se harmonizava com o tipo de Estado existente.

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Publicado

1958-12-23

Como Citar

Dos Santos, W., & De Souza Pessanha, S. (1958). A preparação de servidores para o serviço público brasileiro: A escola de serviço público. Revista Do Serviço Público, 81(2-3), 193-200. https://doi.org/10.21874/rsp.v81i2-3.4168

Edição

Seção

Artigos