O Impacto das concessões no setor aeroportuário: comparação do desempenho econômico entre aeroportos brasileiros

Autores

Palavras-chave:

aeroportos, concessões, indicadores de desempenho, teoria da agência, teoria dos contratos incompletos

Resumo

A decisão do governo brasileiro de desestatizar alguns de seus maiores aeroportos por meio de concessões traz consigo mudanças na estrutura de controle e assimetrias informacionais como as previstas na Teoria da Agência, assim como a celebração de contratos de longo prazo que, de acordo com a Teoria dos Contratos Incompletos, podem apresentar lacunas e afetar o desempenho econômico desses ativos. O presente artigo tem o objetivo comparar os indicadores desempenho dos aeroportos brasileiros administrados pelo governo com aqueles observados nos aeroportos concedidos a entes privados. Para isso, foram utilizados modelos de regressão quantílica. A amostra é composta pelos 20 maiores aeroportos brasileiros, sendo 14 públicos e 6 privados. Os resultados apontam para uma melhor lucratividade e eficiência de custos nos aeroportos públicos, enquanto os aeroportos concedidos apresentam um desempenho superior na capacidade de gerar receitas e de diversificar as fontes dessas receitas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Lucena de Oliveira, NAV Brasil - Serviços de Navegação Aérea

Mestre em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em Segurança da Informação pelas Faculdades UNISABER.

Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, Universidade Federal de Uberlância - UFU

Doutora em Ciências pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Ciências (controladoria e contabilidade) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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2023-08-07

Como Citar

Lucena de Oliveira, R., & Moreira Carvalho Andrade, M. E. (2023). O Impacto das concessões no setor aeroportuário: comparação do desempenho econômico entre aeroportos brasileiros. Revista Do Serviço Público, 74(2), 347-369. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/6769

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Seção

Artigos