Competências individuais para os desafios do teletrabalho no Ministério Público do Trabalho

Autores

Palavras-chave:

teletrabalho, desafios, competências, administração pública

Resumo

Com a pandemia de Covid-19, o teletrabalho obteve renovado interesse, podendo vir a se consolidar em muitos contextos, como no serviço público no Brasil. Dada essa possibilidade, a promoção das competências para o alcance de resultados em teletrabalho torna-se uma perspectiva importante, sendo imperativo compreendê-las nesse cenário. Diante disso, foram identificadas as competências apontadas pela literatura como necessárias ao desenvolvimento do teletrabalho (gerenciais ou de planejamento; técnicas; comunicativas; sociais; comportamentais; tecnológicas; e, analíticas), a partir das quais foi elaborado instrumento de pesquisa, roteiro de entrevista, aplicado em uma organização pública, com 27 (vinte e sete) participantes. As entrevistas foram tratadas a partir da análise de conteúdo, elencando em categorias os desafios do teletrabalho em sete áreas (planejamento; desempenho técnico; comunicação; relações socioprofissionais; pessoais e organizacionais; tecnologia; e, compreensão do trabalho), bem como vinte competências individuais para fazer face a eles, vinculadas as categorias teóricas.

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Biografia do Autor

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão e Professora Colaboradora PPGP/ UFPI

Doutora em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

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Publicado

2023-10-09

Como Citar

Afonso, D. de S. ., Barbosa, F. L. S. ., & Bizarria, F. P. de A. (2023). Competências individuais para os desafios do teletrabalho no Ministério Público do Trabalho. Revista Do Serviço Público, 74(3), 703-724. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/8658

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Artigos