O perfil racial nos quadros da administração pública no Brasil: um primeiro balanço dos efeitos da reserva de vagas para negros em uma organização de segurança pública

Autores

  • Andersson Pereira dos Santos Polícia Federal
  • Gilson Matilde Diana Polícia Federal

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i4.1466

Palavras-chave:

ação afirmativa, raça - inclusão social, agente público, Brasil

Resumo

O artigo analisou o perfil dos aprovados em concursos públicos promovidos por uma organização de segurança pública, com o objetivo de verificar os efeitos da ação afirmativa implementada pela Lei Federal n° 12.990/2014, que reservou vagas para negros em processos seletivos da administração pública federal. Foram aplicados questionários socioeconômicos para 2.794 candidatos aprovados em concursos públicos promovidos pela Polícia Federal. Com base nos dados encontrados, foi constatada alteração significativa do perfil racial dos aprovados nos processos seletivos, aproximando-o do perfil racial da população brasileira. Também foi possível verificar que o benefício gerado pela ação afirmativa alcançou em menor escala os indivíduos oriundos da comunidade negra mais pobre. O estudo contribui com dados empíricos que podem auxiliar os debates e subsidiar decisões políticas sobre tema tão complexo e polêmico, mas fundamental para o Estado brasileiro, que é a inclusão de segmentos desprivilegiados e discriminados da sua população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andersson Pereira dos Santos, Polícia Federal

Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Chefe da Divisão de Planejamento e Execução de Concursos da Polícia Federal. É Delegado de Polícia Federal (PF) desde 2007. 

Gilson Matilde Diana, Polícia Federal

Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) – Linha de Pesquisa Constituição e Democracia, Mestre em Filosofia pela UnB, professor dos cursos de pós-graduação da Escola Superior de Polícia da Academia Nacional de Polícia-ANP, é TAE-Filosofia da Academia Nacional de Polícia desde 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Santos, A. P. dos, & Diana, G. M. (2018). O perfil racial nos quadros da administração pública no Brasil: um primeiro balanço dos efeitos da reserva de vagas para negros em uma organização de segurança pública. Revista Do Serviço Público, 69(4), 951 - 982. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i4.1466

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)