Modelo de avaliação da capacidade das organizações da administração pública federal para a adoção de software as a service (SaaS) público
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v67i2.1477Abstract
A adoção de computação em nuvem não é um processo simples, demandando maturidade em gestão e governança de tecnologia da informação. Esta pesquisa objetivou apresentar um modelo de avaliação de capacidade baseado nos critérios que devem ser considerados quando uma organização da administração pública federal decide contratar a modalidade de serviço da computação em nuvem conhecida como software como serviço. A metodologia contemplou uma pesquisa bibliográfica sobre computação em nuvem, seguida por uma análise de conteúdo, um grupo focal para avaliação do modelo e, finalmente, uma aplicação em cinco órgãos públicos, que constatou o despreparo para o consumo de software como serviço. O desempenho foi insuficiente nos domínios da tecnologia e infraestrutura, razoável em segurança da informação, e apenas suficiente nos domínios da estratégia organizacional e software. O modelo proposto pode auxiliar os gestores públicos na detecção de áreas que devem ser melhoradas para mitigação dos riscos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).