Pós-Graduação de Servidores Públicos: percepções de egressos sobre os efeitos de uma especialização

Autores

  • Simone Guimarães Guerra Gama BARROS CAPES

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i0.1501

Palavras-chave:

burocracia, pós-graduação de servidores públicos, percepção de egressos.

Resumo

Este artigo pretende verificar os efeitos do curso de especialização em Gestão Pública Municipal que integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil. À luz das percepções dos egressos, buscou-se identificar as implicações efetivas do curso na vida pessoal, profissional e acadêmica dos participantes. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, utilizando-se a técnica survey. A relevância do tema reside em avaliar a importância da capacitação em nível de pós-graduação de servidores públicos, que formam o aparelho burocrático estatal descrito por Max Weber. Em razão de burocracias estatais fortes e desenvolvidas contribuírem para o desenvolvimento dos países e de o novo modelo federalista brasileiro impor aos municípios novos desafios em termos de gestão e implementação de políticas públicas, a temática de capacitação de servidores públicos municipais se torna central para o Estado. Os resultados da pesquisa demonstraram que o curso teve desdobramentos relevantes na melhoria do desempenho profissional dos egressos que participaram do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Guimarães Guerra Gama BARROS, CAPES

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo IPEA e Coordenadora Substituta da Coordenação de Articulação Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância - CAPES.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

BARROS, S. G. G. G. (2019). Pós-Graduação de Servidores Públicos: percepções de egressos sobre os efeitos de uma especialização. Revista Do Serviço Público, 70, 132-159. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i0.1501

Edição

Seção

Especial: Três Década de Enap e de Escolas de Governo (encerrada)