Os gastos ambientais dos estados brasileiros: uma análise exploratória

Autores

  • Benilson Borinelli Universidade Estadual de Londrina
  • Thaís Accioly Baccaro Universidade Estadual de Londrina
  • Natália Nakay Guandalini Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v68i4.1532

Palavras-chave:

política ambiental, despesa pública, execução orçamentária, análise de dados

Resumo

Diante do incipiente número de trabalhos que utilizam os gastos públicos para analisar as políticas ambientais brasileiras, neste artigo, lançando mão da base de dados da Secretaria do Tesouro Nacional, apresentamos alguns aspectos e tendências dos gastos ambientais realizados pelos estados brasileiros entre 2002 e 2012, com o objetivo de ilustrar e discutir o potencial desses dados para o estudo da política ambiental. O trabalho tem caráter exploratório e descritivo e utiliza dados quantitativos, especificamente os gastos registrados na função gestão ambiental, na forma de valores absolutos atualizados e proporcionais aos gastos totais dos estados. O estudo constata a heterogeneidade, a baixa participação orçamentária e o declínio dos gastos ambientais dos estados brasileiros no período estudado. Ao final, comentamos alguns desses aspectos com o intuito de sugerir temas e abordagens para futuras pesquisas que utilizem os gastos ambientais como fonte alternativa e complementar de dados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benilson Borinelli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: política ambiental, economia solidária, responsabilidade social, instituições e meio ambiente.

Thaís Accioly Baccaro, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Administração pela FEARP-USP, mestre em Administração de Organizações pela FEARP-USP. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina-UEL, do Departamento de Administração, e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) em Administração (PPGA-UEL).

 

Natália Nakay Guandalini, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Especialização em Economia do Meio Ambiente: Valoração, Licenciamento, Auditoria e Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2016).

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Borinelli, B., Baccaro, T. A., & Guandalini, N. N. (2017). Os gastos ambientais dos estados brasileiros: uma análise exploratória. Revista Do Serviço Público, 68(4). https://doi.org/10.21874/rsp.v68i4.1532

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)