Fatores críticos de sucesso na implantação da governança da tecnologia da informação na administração pública federal

Autores

  • André Luiz Nascimento Reis Universidade Católica de Brasília http://orcid.org/0000-0002-7389-7643
  • João Souza Neto Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3495

Palavras-chave:

Governança de TI, Fatores Críticos de Sucesso, Administração Pública Federal

Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar fatores críticos de sucesso (FCS) na implantação da governança da tecnologia da informação (GTI) na administração pública federal brasileira (APF). Foram extraídos da literatura fatores críticos na implantação da GTI. Por meio do método Delphi, especialistas indicaram o grau de criticidade de cada fator. Foram considerados FCS aqueles que obtiveram consenso e apresentaram menor variação dos resultados. Foram identificados dez FCS, são eles: a alta administração deve apoiar continuamente a implantação; a implantação da GTI deve ser decidida pela alta administração; alinhar a TI aos negócios; deve haver comunicação e cooperação eficiente entre as partes interessadas; identificar e envolver partes interessadas chave; iniciar com alguns processos; a gestão de recursos de TI deve ter dimensão estratégica na organização; reter pessoas chave para a implantação; capacitar a equipe de TI para adotar mudanças; e, monitorar conformidades legais. Os dez FCS foram apresentados, por meio de grupo focal, a gestores de organizações pertencentes à APF para que opinassem sobre a pertinência dos mesmos nesse contexto. Como resultado, constatou-se que os FCS relacionados à alta administração foram considerados os mais relevantes, e que os FCS identificados mostraram-se aderentes ao contexto da APF.

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Biografia do Autor

André Luiz Nascimento Reis, Universidade Católica de Brasília

Doutorando em Administração pela UnB. Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasilia/DF (2016). Possui Pós-Graduação em Strategic Management of Competitiveness and Innovation for the Executive Manager pela Universidade de Miami (2013) e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de Vila Velha/ES (2006). Graduado em Administração de Empresas, com habilitação em Análise de Sistemas, pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória/ES (2002) e em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal - Brasília/DF (1998). Possui experiência em gestão de projetos, gestão da qualidade, gestão de serviços e rede de atendimento. Atuação como examinador PNQ e PQGF. Certificado PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) desde 2009. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3748387386409400

João Souza Neto, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Engenharia Elétrica pela UNB. Mestre em Engenharia Eletrônica pelo Philips International Institute da Holanda. É Professor do Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação da Universidade Católica de Brasília. É certificado CGEIT, CRISC, COBIT 5 Assessor, COBIT 5 Certified Assessor, COBIT 5 Implementation, COBIT 2019, CSX, ITIL Foundation e CLOUD Foundation por EXIN, PMP por the Project Management Institute, RMP por the Project Management Institute, RCDD e LAN Specialist pela BICSI (Building Industry Consultants Service International), É Presidente e membro fundador do Capítulo Brasília da ISACA.  

https://br.linkedin.com/in/souzaneto

http://orcid.org/0000-0002-4853-8788

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Reis, A. L. N., & Souza Neto, J. (2019). Fatores críticos de sucesso na implantação da governança da tecnologia da informação na administração pública federal. Revista Do Serviço Público, 70(4), 608-629. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3495

Edição

Seção

Artigos