Avaliação da independência das agências reguladoras dos setores de energia elétrica, telecomunicações e petróleo no Brasil

Autores

  • José Nilton de Souza Vieira Programa de Pós-Graduação em Administração - UnB.
  • Ricardo Corrêa Gomes PPGA/UnB
  • Edson Ronaldo Guarido Filho Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (DECIGI/UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3512

Palavras-chave:

agências reguladoras, autonomia administrativa, independência financeira

Resumo

Este artigo propõe novos parâmetros e indicadores para avaliar os níveis de independência formal e de facto dos órgãos reguladores. O alvo são as agências dos setores de eletricidade, telecomunicações e petróleo no Brasil. O estudo é orientado por duas perspectivas teóricas: a da necessidade de independência dos órgãos reguladores, uma vez que a interferência política pode elevar os riscos e inibir o investimento privado, especialmente nos setores de infraestrutura; e a da influência das instituições, presentes em cada setor e em cada país, sobre os novos desenhos institucionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que identificou diferenças nos desenhos institucionais, não captadas por metodologias convencionais, como o índice de governança regulatória, proposto pelo Banco Mundial. Os resultados confirmam a maior resistência às mudanças nos setores de energia: menor independência formal das agências reguladoras e presença mais ativa das autoridades políticas no campo normativo desses setores. Além disso, os índices estimados confirmam que as três agências não dispõem de autonomia para gerir as próprias receitas. Essa limitação à independência de facto ocorre principalmente na fase de elaboração da proposta orçamentária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nilton de Souza Vieira, Programa de Pós-Graduação em Administração - UnB.

Graduação em Economia, pela UFV (1992), mestrado em economia pela UFRJ (1996). Dissertação tratando da reforma regulatória das telecomunicações nos Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Membro da carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 1998. Trabalhou 13 anos no Ministério da Agricultura (1998 a 2012), sendo 11 anos com biocombustíveis. Doutorando em Administração Pública na UnB desde 2015.

Ricardo Corrêa Gomes, PPGA/UnB

pós-doutor pela Georgia State University (2014), onde desenvolveu teorias sobre a importância do Pensamento Critico na Formação do Gestor Público; Doutor em Gestão Pública pela Aston Business School (2003), onde defendeu a tese ?Does Stakeholder Matter for Public Organizations??; Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (EBAPE) (1995), onde defendeu a dissertação ?Gestão pela Qualidade Total em Órgãos Públicos: a experiência da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro? e graduação pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1985). É Bolsista PQ-1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); É professor Associado III da Universidade de Brasília; É editor adjunto da Revista de Administração Pública - RAP. É membro do Conselho Editorial dos seguinte periódicos: Public Management Review, International Journal of Public Sector Management, Finance and Accountability Management, Journal of Public and Private Healthcare Management and Economics e Organizações & Sociedade e Revista do Serviço Público. Atua como orientador de teses de doutorado e mestrado nas áreas de administração pública, teoria de stakeholders, estratégia no setor público e governança do setor público. Prêmio de melhor artigo da Divisão de Administração Pública do ENANPAD 2017.

Edson Ronaldo Guarido Filho, Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (DECIGI/UFPR)

Economista pela Universidade de São Paulo (1997), Mestre (2000) e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2008). É professor do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (DECIGI/UFPR). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR) e do Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (PMDA/UP). Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília, atuando no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UnB). Professor Colaborador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Federal de Goiás (PPGAdm/UFG). Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) e desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library). Na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), atuou no Comitê Científico da Divisão de Estratégia em Organizações (2015-2017) e na liderança do tema Estratégia e Instituições (2009-2010) e Perspectivas Sociológicas e Organizacionais da Estratégia (2011-2014). Atuou como líder do tema Processo Estratégico no SemeAd (2016-2017). É líder do grupo de pesquisa em Organizações, Estratégia e Instituições da Universidade Positivo, onde coordena a linha de Organizações, Ambiente Legal e Instituições. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça (AJUS), da Universidade de Brasília. É revisor de projetos para agências de fomento nacionais. É avaliador de artigos científicos em eventos e periódicos da área de Administração. Desenvolve pesquisa sobre a relação entre organizações e o ambiente legal; administração da Justiça, organizações e estratégia a partir da relação entre agência, estrutura e interpretação, métricas da informação e estruturação do campo científico. Possui diversas publicações científicas em periódicos acadêmicos, livros e anais de eventos, com foco nas seguintes áreas de interesse: institucionalismo organizacional, sociologia da ciência, análises cientométricas e teoria das organizações. É bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Coordenador da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na CAPES para o período 2018-2022.

 

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

de Souza Vieira, J. N., Corrêa Gomes, R., & Guarido Filho, E. R. (2019). Avaliação da independência das agências reguladoras dos setores de energia elétrica, telecomunicações e petróleo no Brasil. Revista Do Serviço Público, 70(4), 576-607. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3512

Edição

Seção

Artigos