Chamada pública de artigos para seções temáticas da Revista do Serviço Público

2017-06-09

Vol. 68 n. 3 - Gênero e políticas públicas - Para esse número da RSP, serão acolhidos artigos que tratem das políticas públicas com base na perspectiva de gênero, elencando problemas e questões relacionadas à formulação e implementação de políticas públicas. Considerando a importância da questão de gênero, esta seção temática pretende tratar das inovações e transformações que a questão de gênero traz para a transversalidade e diversidade nas políticas públicas. Um dos avanços mais importantes no que se refere aos problemas de formulação e implementação de políticas públicas diz respeito à transversalidade e intercruzamentos de perspectivas, interesses e opiniões dos atores sociais e políticos. Nesse caso, as políticas públicas podem ser analisadas e formuladas em novas bases, tendo em vista o reconhecimento da diversidade e da cidadania como fatores preponderantes para a construção da justiça social.

Prazo de envio: 15/07/2017

 

Vol. 68 n. 4 - Qualidade do gasto e financiamento público - Esta seção temática tem interesse em artigos que possam contribuir com a reflexão sobre desenhos institucionais da gestão do gasto público, com foco em perspectivas que possam gerar conhecimento a respeito da qualidade do gasto e dos impactos do financiamento público no Brasil. Serão tratadas questões da qualidade do gasto e do financiamento público, com foco em diversas experiências de gestão da questão do orçamento e do gasto. A qualidade do gasto público é uma questão central da gestão orçamentária e financeira dos governos, de forma a assegurar eficiência, eficácia e efetividade do gasto.

Prazo de envio: 30/08/2017.

 

Vol. 69 n. 1 - Sistema de governança em órgãos públicos - Esse tema acolherá artigos que promovam a reflexão sobre avanços e barreiras à qualidade da governança em órgãos públicos. A governança pode ser refletida em diversos mecanismos administrativos que visem estabelecer melhores processos de decisão em órgãos públicos. Dessa forma, desenvolvimento como a governança corporativa e a governança colaborativa é fundamental ao desenvolvimento institucional de órgãos públicos. Será dada preferência a estudos com enfoque comparativo, seja de experiências nacionais ou internacionais, com o objetivo de promover a reflexão sobre o desenvolvimento institucional de órgãos públicos.

Prazo de envio: 30/11/2017

 

Vol. 69 n. 2 - Serviços públicos digitais - Para esta seção da RSP, os autores são convidados para a publicação de artigos centrados na questão da oferta de serviços digitais, tendo em vista os processos, a qualidade do atendimento e os problemas decorrentes em estratégias de construção do governo digital. Será dado enfoque, sobretudo, a estudos comparativos de experiências internacionais. A construção do governo digital representa uma oportunidade para a reflexão e o desencadeamento de processos de mudanças em serviços públicos. A qualidade dos governos está fortemente centrada na qualidade do atendimento ao cidadão, tendo em vista os touchpoints entre cidadãos e órgãos públicos.

 Prazo de envio: 28/02/2018.

 

 

Submissões online: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/about/submissions#onlineSubmissions

 

 

Outras informações:

(61) 2020-3152

editora@enap.gov.br