As diferentes normas de citação e o padrão utilizado pela RSP

2021-01-15

Citar e fazer referência são faces de uma mesma moeda e representam o momento em que se incorporam no texto próprio palavras alheias que servem a diferentes fins, tais como identificar com quem se está falando, rebater ideias, iniciar discussões, corroborar hipóteses, apoio para elaboração de opiniões etc. No entanto, as normas de padronização de citação de um texto podem variar. No universo da escrita acadêmica, editorial e científica alguns manuais de estilo possuem uma larga tradição de uso, sendo que alguns dos mais utilizados são: APA, Chicago, Vancouver e, no caso brasileiro, a ABNT.

O estilo APA se iniciou como um conjunto de instruções destinadas aos artigos enviados para as revistas associadas da American Psychological Association (APA), dos Estados Unidos, publicado pela primeira vez em 1929. O estilo APA teve diversas reedições e readequações ao longo dos anos, sendo que a última atualização do Estilo APA foi lançada em 2019 e é a norma mais utilizada quando se fala em publicação em periódicos.

Por sua vez, o estilo Chicago foi elaborado inicialmente pelos editores e impressores da Universidade de Chicago em 1891, e foi convertido em manual em 1906. Sua décima sexta edição, publicada em 2010, é considerada uma das mais importantes obras para a realização de referências no mundo anglo-saxão.

Já as normas de Vancouver são um conjunto de regras para a publicação de trabalhos no âmbito das ciências da saúde e receberam esse nome devido à uma reunião que foi realizada na cidade de Vancouver, no Canadá, em 1978. Nesta reunião, surgiu o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, assim como o próprio manual de estilo Vancouver, que foi desenvolvido em parceria com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

No caso brasileiro, as normas editoriais seguidas são as implantadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão que desde 1940 é responsável pela normalização de regras para padronização de trabalhos acadêmicos do Brasil, não sendo utilizado em nenhum outro local do mundo além daqui. A ABNT criou diferentes normas técnicas de publicação (NBR), por exemplo a NBR 14724 são as regras para a produção de trabalhos acadêmicos, a NBR 10520 é destinada a citações, já a NBR 6022 é para artigos científicos impressos, entre outras.

A Revista do Serviço Público (RSP) segue o padrão estabelecido pela ABNT para os textos escritos em língua portuguesa, sendo sugerido o uso da APA para os artigos escritos em língua estrangeira, como inglês e espanhol.

Segundo Roberto Araújo, revisor de estilo da RSP, “as diferenças entre as duas normas (APA e ABNT) são as mais variadas, pois adotam estilos próprios (p. ex., o uso do "&" na referenciação e a identificação do ano da obra logo após o nome do autor na referência, em textos de língua inglesa)”. Para ele, a diferença mais interessante entre as duas, é que a APA padroniza figuras (tabela, quadro etc.) e a ABNT não.

Nesse sentido, a RSP combina ao longo do corpo do texto escrito em português algumas das regras da APA no que se refere à figuras, quadros e tabelas, para facilitar a visualização dos artigos publicados.

Seguem abaixo algumas diferenças entre a ABNT e a APA:

  • Citação direta:

 ABNT: se a citação tiver mais de três linhas, deve estar em um bloco destacado com 4 cm de recuo, espaçamento simples e fonte 10.
APA: se a citação tiver mais de 40 palavras, deve estar em um bloco destacado com 1,25 cm de recuo, espaçamento simples e fonte 12.

 

  • Referências a um autor:

ABNT: o sobrenome, quando colocado entre parênteses, precisa vir em letras maiúsculas. Se houver mais de um autor, os sobrenomes serão separados por ponto e vírgula. Ex.: (SILVA; SANTOS; SOUZA, 2018).

APA: apenas a primeira letra do sobrenome desse autor ficará em letra maiúscula. Se houver mais de um autor, os sobrenomes dos autores são separados por vírgula e ‘&’. Ex.: (Silva, Santos & Souza, 2018).

 

 Para saber mais, acesse:

Manual APA: regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos, da Fundação Álvares Penteado, São Paulo: http://www.conpdl.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Manual-APA_-regras-gerais-de-estilo-e-formata%C3%A7%C3%A3o-de-trabalhos-acad%C3%AAmicos.pdf

Manual de citas y referencias bibliográficas: latino, APA, Chicago, IEEE, MLA, Vancouver (Margarita Pérez, Manuel Romero, Ella Suárez, Nicolás Vaughan): http://bit.ly/2XBy2yU

 Orientações para elaboração de trabalhos científicos: projeto de pesquisa, teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a American Psychological Association (APA) e o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (VANCOUVER), feito pela PUC/ Minas Gerais: http://portal.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20150504105740.pdf