O desempenho individual de gestores intermédios da administração pública portuguesa

Autores

  • Catarina Brandão
  • Filomena Jordão

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v63i3.100

Resumo

Este estudo de caso foca o desempenho individual (DI) de gestores intermédios da Administração Pública Portuguesa, procurando clarificar a estrutura interna do seu DI, considerando as dimensões de desempenho de tarefa e contextual, propostas por Borman e Motowidlo (1993, 1997). Neste sentido, recolheu-se informação junto a dirigentes intermédios e seus supervisores em uma organização do setor de Educação, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e diários de bordo, e submeteu-se a informação recolhida à análise de conteúdo. O discurso dos participantes permite perceber que reconhecem a natureza multidimensional do DI dos gestores intermédios, possuindo uma concepção mais diferenciada em nível de desempenho de tarefa. Sugere ainda a pertinência de promover nestes gestores a valorização e adoção de comportamentos de formação e desenvolvimento de subordinados, de delegação, de planeamento e organização, bem como de provimento de pessoal, na medida em que estes comportamentos, quando adotados por gestores de linha, traduzem uma prática de trabalho de desempenho elevado.

Palavras-chave: Desempenho individual; Desempenho de tarefa e contextual; Gestores intermédios da Administração Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-01-29

Como Citar

Brandão, C., & Jordão, F. (2014). O desempenho individual de gestores intermédios da administração pública portuguesa. Revista Do Serviço Público, 63(3), p. 285-311. https://doi.org/10.21874/rsp.v63i3.100

Edição

Seção

Artigos